O Mercado Livre de Energia apresentou um crescimento expressivo no Brasil em 2024. E, para 2025, as perspectivas não são diferentes. Dados divulgados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) compilados pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (ABRACEEL) indicam que cerca de 36 mil empresas devem concluir a migração para o Mercado Livre de Energia até o fim do próximo ano.
Desse total, 34 mil correspondem a pequenas e médias empresas. São exemplos: academias, supermercados, pequenos comércios e farmácias Esses empreendimentos foram beneficiados com a abertura do Mercado Livre de Energia para todo o grupo A.
Ainda segundo a pesquisa, a maior parte dos novos consumidores livres estão na região sudeste, com 46% (16751 consumidores). Em seguida, aparece a região sul, com 26% das migrações e o nordeste, com 18% das migrações.
Portaria nº 50/2022 do Ministério de Minas e Energia possibilitou aumento nas migrações
A Portaria nº 50/2022 entrou em vigor em janeiro de 2024 e foi responsável por permitir que todos os consumidores do Grupo A de energia comprassem energia diretamente do fornecedor no Mercado Livre de Energia.
Inicialmente, apenas empresas com um consumo igual ou superior a 500 kW poderiam ter essa liberdade. Essa abertura, na época, beneficiou 165 mil novas empresas conectadas a médias e alta tensão.
Esses consumidores com demanda inferior a 500 kW devem ser representados por um comercializador varejista perante a Câmera de Comercialização de Energia Elétrica.
E qual é a diferença entre a modalidade varejista e a atacadista?
O consumidor pode realizar a migração para o mercado livre de energia através de duas modalidades: atacadista ou varejista
- Atacadista: Essa classificação indica que o consumidor assume diretamente as obrigações perante a CCEE. A empresa contratante se vincula diretamente a ela, tornando-se um agente, o que implica em responsabilidades como garantir a adequação comercial, apresentar garantias financeiras, entre outras exigências. A comercializadora apenas intermedia a contratação de energia da empresa com um fornecedor
- Varejista: Com o intuito de simplificar e agilizar a operação das empresas no Mercado Livre de Energia, o consumidor é representado pela CCEE por uma comercializadora varejista, que possui vínculo com a CCEE e realiza todas as obrigações junto ao órgão. A migração na modalidade varejista é obrigatória para empresas com consumo inferior a 500 kW.
Saiba mais sobre o assunto no texto: Comercializador varejista e atacadista: entenda diferenças
Número de migrações teve um salto em 2024
O Brasil registrou 20.973 migrações de empresas para o Mercado Livre de Energia entre janeiro e outubro de 2024. Tal valor é basicamente o triplo se comparado ao mesmo período em 2023. Segundo a CCEE, desse total, mais de 77% foi beneficiado com a Portaria 50. Desse total, 5.596 empresas do setor de serviços passaram a comprar energia diretamente do fornecedor. Em seguida, veio o setor de comércio (5.058), manufaturados (2.431).
Além da mudança, por causa das vantagens que oferece, o Mercado Livre de Energia tem se mostrado cada vez mais vantajoso. Ao comprar energia diretamente com o fornecedor, o consumidor consegue negociar melhores condições de preço, demanda e prazo. Com essa liberdade, o consumidor consegue reduzir em até 40% a conta de luz,
Além de liberdade de escolha, o consumidor fica livre das bandeiras tarifárias, alcança maior previsibilidade orçamentária e pode comprar energia limpa sem custo adicional, contribuindo assim para um futuro mais sustentável.
Como participar do Mercado Livre de Energia?
O primeiro passo é avaliar o grupo de tensão. No momento, estão elegíveis apenas empresas do grupo A. Também é necessário realizar um estudo de viabilidade econômica, essencial para determinar a possibilidade da migração.
Na hora de escolher o fornecedor, o mais recomendado é contratar uma gestora independente, como a Clarke Energia, que saia em busca de um parceiro que ofereça as melhores condições contratuais.
A Clarke possui um marketplace próprio, com mais de 70 fornecedores disponíveis. Com total transparência, indicamos para você aquele que possui melhor custo-benefício com total isonomia e transparência.
Além disso, cuidamos de todas as burocracias durante o processo de migração, para que o empresário possa focar 100% nas responsabilidades do próprio negócio. Na área do cliente, também é possível acompanhar o andamento de cada etapa e, finalizada a migração, o cliente consegue visualizar a porcentagem de economia e C02 evitado.
Compre energia 100% renovável com a Clarke
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o assunto, que tal comprar energia 100% renovável no Mercado Livre de Energia com a ajuda da Clarke Energia?
Aproveite e faça já uma simulação para descobrir o quanto você pode economizar na conta de luz da sua empresa com o Mercado Livre de Energia. O desconto pode chegar a 40%! Fale com um especialista do nosso time e saiba mais sobre como podemos te ajudar a otimizar o seu negócio
Compartilhe este texto e siga a Clarke no Instagram, LinkedIn e Facebook.