Durante a migração para o Mercado Livre de Energia, é comum que as empresas precisem se submeter a ajustes técnicos em suas instalações elétricas. O principal procedimento deste tipo é a adequação do Sistema de Medição para Faturamento (SMF).
Como isso é algo que leva tempo, desde o projeto até a execução, ter um profissional de confiança que faça o serviço é algo fundamental. Assim, é possível assegurar que a migração ocorra de acordo com o planejado, sem atrasos que posterguem a economia na conta de luz dos consumidores livres.
Mas, afinal, o que é o SMF? Quais adequações são necessárias e quanto elas custam? Leia este texto até o final e descubra!
O que é o Sistema de Medição para Faturamento (SMF)?
O Sistema de Medição para Faturamento (SMF) é o mecanismo tecnológico responsável por apurar a energia de uma unidade consumidora. Ele coleta e transmite informações à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), que é a instituição que viabiliza as operações do Mercado Livre de Energia no Brasil.
Por que é preciso adequar o SMF para migrar para o Mercado Livre de Energia?
Empresas que estão no Mercado Livre de Energia precisam ter seu consumo contabilizado pela CCEE, de forma a garantir que ele esteja de acordo com o que está previsto em contrato.
Para que isso possa ocorrer, é necessário realizar ajustes na cabine de medição da unidade em migração para permitir a instalação de um novo medidor – que é fornecido gratuitamente pela distribuidora.
Os ajustes vão desde os mais simples, como uma troca de cabos, até os mais complexos, que podem requerer a substituição do transformador.
Quanto custa a adequação do Sistema de Medição para Faturamento?
O preço da adequação do SMF varia de acordo com o projeto. Se a cabine estiver em bom estado, bastando apenas trocar o medidor, o processo pode até sair de graça. Quando intervenções de fato forem necessárias, os valores costumam girar em torno de R$ 4 mil, mas podem chegar a R$ 20 mil nos casos mais complexos. Porém, se você é cliente da Clarke Energia, esse dinheiro não sai do seu bolso!
Quando as empresas assinam com a Clarke para ajudá-las a migrar para o Mercado Livre de Energia, elas têm a opção de financiar qualquer investimento que seja necessário ao longo do contrato. Ou seja: não é preciso realizar nenhum tipo aporte financeiro além da taxa mensal de gestão, que é a mais barata do setor.
Os clientes da Clarke economizam até 40% na conta de luz e ainda contam com especialistas que cuidarão de todos os processos técnicos e burocráticos por eles, inclusive da cotação e contratação de parceiros especializados na adequação do SMF!
Economize na conta de luz com a Clarke Energia
Agora que você já sabe o que é o SMF, que tal comprar energia mais barata e 100% renovável para a sua empresa? Na Clarke, ajudamos seu negócio a economizar na conta de luz sem investimento nem mudança nos padrões de consumo. Faça já uma simulação e descubra o quanto você pode poupar!
Caso tenha dúvida sobre os nossos serviços, entre em contato conosco. Nossos especialistas terão prazer em te ajudar!
Compartilhe este texto e siga a Clarke no Instagram, LinkedIn e Facebook.