Portos brasileiros ajudam a mudar matriz energética; entenda

A transformação da matriz energética brasileira segue em pauta. Segundo uma Pesquisa da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), realizada em nove portos e terminais do Brasil, indicou que uma mudança na matriz energética dependente de combustíveis fósseis está bem encaminhada nestes espaços.

No levantamento da Antaq, foram avaliados os portos de Paranaguá (PR), Antonina (PR) e Itajaí (SC); e os Terminais de Uso Privado (TUPs) de Itapoá (SC); Portonave (SC); Pecém (CE); Super Terminais (AM); Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (RJ) e Terminal de Óleo do Porto do Açu (RJ). Todos afirmaram incentivar o uso de energia limpa e possuírem iniciativas de mudanças de matriz energética.

Mecanismos de crédito de carbono também estão sendo pensados

O conceito de crédito de carbono pode ser pensado enquanto um mecanismo de mercado que visa reduzir a emissão dos gases do efeito estufa. Quem comprovar essa redução, ganhará créditos de carbono que poderão ser comercializados entre empresas que estão acima ou abaixo do teto.

Entre os portos que participaram da pesquisa, um deles afirmou ter implementado mecanismos de crédito de carbono. Em outros dois, o projeto está em fase de elaboração.

Quando o assunto envolve um programa de metas de descarbonização das operações, quatro relataram que já implementaram. Nos demais, os programas seguem nas etapas de elaboração ou contratação.Somente um dos avaliados relatou que ainda não implementou sistemas de medição de emissões de gases de efeito estufa em suas operações.

Estudo marca avaliação de práticas ESG

O estudo tem como finalidade dar inicío à primeira rodada de avaliação do nível de adesão a iniciativas e práticas de governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG) adotadas em terminais privados e portos.

O material, que busca subsidiar ações da Antaq, foi aprovado pela diretoria da agência reguladora no dia 12 de dezembro. Ainda no primeiro trimestre de 2025, está prevista a elaboração de um plano de ação, voltado para a melhoria dos instrumentos regulatórios de avaliação de governança ESG.

Os impactos ambientais do transporte marítimo

O transporte marítimo é responsável por 3% das emissões globais de gases de efeito estufa. Por isso, é fundamental que passe por um processo de substituição dos combustíveis poluentes por aqueles renováveis, bem como medidas eficientes de descarbonização. Os portos estão se mostrando cruciais nesta transformação. Afinal, eventos climáticos extremos possuem impacto direto nas suas atividades.

Por que a transição energética interessa à sua empresa?

A transição energética, que visa substituir os combustíveis fósseis por fontes renováveis, é crucial para reduzir a emissão de gases de efeito estufa e garantir a qualidade de vida futura. Contudo, não se trata de uma mudança imediata. É um fenômeno de longo prazo e grande escala.

Esse conceito se relaciona com os Objetivos De Desenvolvimento Sustentável da ONU. Contudo, para garantir a transformação, é preciso um esforço geral, que envolve também a ação imediata e em âmbitos menores, como de pessoas individuais, empresas e instituições.

Para empresas, independente do setor, a adoção de práticas sustentáveis promove a credibilidade da sua empresa, sobretudo junto a investidores. Também ajuda a reduzir riscos em fiscalizações ambientais. Por fim, também auxilia no posicionamento da marca, pois um estudo divulgado pela Apas Show mostrou que 85% dos brasileiros priorizam produtos de empresas que investem em práticas sustentáveis

Como a sua empresa pode participar da transição energética?

Se a sua empresa pertence ao grupo A (alta e média tensão), ela pode escolher o fornecedor de energia ao migrar para o Mercado Livre de Energia. Nesta modalidade de contratação de energia, o consumidor tem a flexibilidade de negociar as condições de contratação, como preço, forma de pagamento e tipo de energia contratada diretamente com o fornecedor. Dessa forma, consegue comprar energia limpa sem custo adicional.

A Clarke, gestora independente que atua no Mercado Livre de Energia, trabalha exclusivamente com fornecedores de fontes renováveis. Assim, ajudamos sua empresa a reduzir os custos com energia, mantendo o compromisso com a sustentabilidade ambiental.

economize nas fontes de energia na indústria

Compre energia 100% renovável com a Clarke

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o assunto, que tal comprar energia 100% renovável no Mercado Livre de Energia com a ajuda da Clarke?

Aproveite e faça já uma simulação para descobrir o quanto você pode economizar na conta de luz da sua empresa com o Mercado Livre de Energia. O desconto pode chegar a 40%! Fale com um especialista do nosso time e saiba mais sobre como podemos te ajudar!

Compartilhe este texto e siga a Clarke no Instagram, LinkedIn e Facebook.

Artigos sobre o Mercado Livre de Energia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu suspender a cobrança extra na conta de…

Por Luana Mendes, colunista da Clarke  No final do mês de fevereiro de 2024 houve…

O consumidor de energia poderá sentir um alívio na conta de luz em janeiro de…

Ao pesquisar sobre o mercado de energia, você provavelmente já se deparou com os conceitos…

Quer aprender mais sobre o mercado livre de energia?

Se inscreva na nossa newsletter e receba insights exclusivos, análises especializadas e atualizações do setor diretamente na sua caixa de entrada.