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Descubra como calcular a pegada de carbono da sua empresa

Neste artigo você vai ver

Quando o assunto é minimizar os efeitos das mudanças climáticas no mundo, é essencial que as empresas entendam o conceito de pegada de carbono e a sua relevância para medir o impacto dos processos organizacionais para o meio ambiente.

A seguir, confira um conteúdo completo sobre esse assunto e de que forma ele se relaciona com o mercado de energia. 

Efeito estufa e pegada de carbono: um contexto importante

Infelizmente, a situação mundial não é das melhores quando falamos sobre alterações no clima. 

Nos últimos anos, o efeito estufa tem sido amplificado pela alta emissão de gases como dióxido de carbono, metano e óxido nitroso, que, segundo a NOAA Research, atingiu níveis recordes em 2023. 

O CO₂, principal responsável por esse efeito, totalizou uma concentração média de 419,3 partes por milhão (ppm) neste mesmo ano, o que representa um aumento de 50% em relação aos níveis pré-industriais. A queima de combustíveis fósseis continua sendo a maior fonte de emissão desse gás. 

Além disso, o metano, embora menos abundante, é muito mais potente a curto prazo, tendo um impacto 28 vezes maior no aquecimento global em um período de 100 anos. E a sua concentração também subiu: 1922,6 partes por bilhão (ppb), com um aumento significativo desde 2020​, de acordo com a Our World in Data.

Atualmente, é possível perceber o impacto desses aumentos em eventos climáticos extremos, como ondas de calor, inundações, queimadas e derretimento das calotas polares. 

Neste contexto, segundo um relatório do IPCC (Panel on Climate Change, que em português significa Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C exigiria cortes rápidos e substanciais nas emissões dos gases do efeito estufa (GEE) até 2030​. 

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O que é pegada de carbono e quais são seus impactos ambientais?

A partir dos dados levantados no tópico anterior, é possível ver a alta relevância da adoção de ferramentas que contribuam para minimizar os impactos das mudanças climáticas para o nosso planeta. 

Entre elas, está a chamada pegada de carbono, número que representa a quantidade total de GEE, principalmente dióxido de carbono, emitidos direta ou indiretamente por uma pessoa, organização, evento ou produto. 

Esta métrica pode incluir emissões provenientes de diversas atividades cotidianas, como o uso de energia por residências e empresas, transporte (sobretudo por carros, caminhões e aviões), produção de bens de consumo e geração de resíduos. 

Assim, ao medir a pegada de carbono, sobretudo em organizações de médio e grande porte, é possível entender o impacto ambiental que os processos internos estão gerando e planejar ações mais assertivas para reduzi-lo. 

Entre elas, podemos citar reciclagem, consumo mais consciente, estratégias para aumentar a eficiência energética e uso de energias limpas

Em resumo, podemos dizer que a redução da pegada de carbono é algo essencial para mitigar as mudanças climáticas e, portanto, deveria ser uma importante meta para os negócios de todos os setores. 

Leia também | É possível viver sem combustíveis fósseis no futuro?

Como é possível calcular a pegada de carbono?

De forma resumida, calcular a pegada de carbono envolve quantificar as emissões de gases do efeito estufa geradas pelas atividades de um indivíduo ou empreendimento.

No caso das empresas, é preciso seguir várias etapas e incluir a coleta de dados específicos para chegar ao valor final. Normalmente, os principais passos incluem: 

  • Definição de escopo 1: emissões diretas de fontes que são de propriedade ou controladas pela organização, como veículos da frota e processos industriais;
  • Definição do escopo 2: emissões indiretas provenientes da geração de eletricidade, vapor, e aquecimentos e resfriamentos comprados e consumidos;
  • Definição do escopo 3: outras emissões indiretas que ocorrem na cadeia de valor, como transportes de mercadorias e descarte de resíduos; 
  • Coleta de dados sobre o consumo de energia, uso de combustíveis e viagens de negócios, por exemplo, utilizando relatórios de consumo, faturas e outros registros relevantes;
  • Conversão dessas informações em emissões, sendo que atualmente existem calculadoras e bancos de dados, como os fornecidos pelo IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) ou pela EPA (Agência de Proteção Ambiental dos EUA), que podem ajudar;
  • Soma das emissões de cada escopo para obter a pegada total de carbono.

Vale pontuar que, para um cálculo mais preciso, sobretudo para grandes empresas, pode ser interessante contratar consultorias especializadas em sustentabilidade e gerenciamento de carbono.

Quais são as principais estratégias que as empresas podem apostar para reduzir a pegada de carbono?

Diante dos cenários apontados neste artigo, reduzir a pegada de carbono vem sendo uma prioridade cada vez maior para diversos negócios.

Para atingir esse objetivo, é possível adotar uma série de medidas que contribuem, e muito, para que a organização crie uma maior consciência ambiental em toda a sua cadeia de valor. 

Entre elas, podemos citar:

  • Redução de resíduos, minimizando o desperdício de recursos e promovendo a reciclagem e a reutilização de materiais, além da adoção de estratégias como redução de embalagens, compostagem e eliminação de produtos de uso único; 
  • Promoção do transporte sustentável, otimizando as rotas de entrega e promovendo o teletrabalho para reduzir a necessidade de deslocamentos entre os funcionários; 
  • Investimento em projetos de compensação de carbono, como reflorestamento ou iniciativas de energia renovável em países em desenvolvimento; 
  • Educação e conscientização dos colaboradores, aumentando o envolvimento e a adesão a iniciativas ambientais dentro do meio corporativo; 
  • Adoção de práticas de design sustentável e incentivo à inovação para reduzir o impacto ao longo do ciclo de vida do produto; 
  • Colaboração com fornecedores e parceiros comprometidos com práticas sustentáveis, buscando certificaçòes, como a ISO 14001, para garantir que as iniciativas de redução de carbono sejam integradas em toda a cadeia de suprimentos; 
  • Implementação de sistemas para monitorar e relatar a pegada de carbono, permitindo que a empresa acompanhe seu progresso e identifique setores para adotar melhorias contínuas. 

Iniciativas como essas são fundamentais para que os negócios se tornem mais ambientalmente responsáveis e integrem os esforços globais na tentativa de combater o aquecimento global e todas as suas consequências para a vida na Terra.

Pegada de carbono e energia: como esses assuntos se relacionam? 

A forma como a energia é gerada e consumida por pessoas e empresas possui um impacto direto na pegada de carbono. 

Isso significa que qualquer planejamento para reduzir essa métrica precisa incluir esforços que considerem:

  • Melhora da eficiência energética dos processos e operações, o que inclui a atualização de equipamentos, a implementação de sistemas de gerenciamento de energia e a promoção de práticas de economia da energia nos locais de trabalho;
  • Uso de fontes renováveis, como solar, eólica ou hidrelétrica, por exemplo, para reduzir a dependência de combustíveis fósseis. 

Reduza a Pegada de Carbono da sua empresa no Mercado Livre de Energia

Portanto, se a sua empresa está envolvida nesta missão de reduzir a pegada de carbono, o melhor caminho atualmente para realizar a transição energética e apostar na energia limpa é migrando para o Mercado Livre de Energia.

Neste ambiente de livre negociação, é possível firmar contratos com os melhores fornecedores para o seu negócio, garantindo economia e sustentabilidade. 

Aproveite que você chegou até aqui e faça uma simulação para descobrir o quanto você pode reduzir a conta de luz da sua empresa ao contratar os serviços especializados da Clarke.

Se precisar, fale com um especialista do nosso time e tire suas dúvidas sobre o nosso trabalho! 

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Maria Beatriz Pacheco

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