A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgaram nesta terça-feira (3) as Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética – 2025-2029. Neste cenário, é esperado que a carga do o Sistema Interligado Nacional – SIN tenha uma expansão média de 3,3% na carga a partir de 2025, até 2029.
No que se refere ao ano de 2024, a expectativa é que seja alcançado um crescimento de 5,3% em comparação à 2023, com o resultado chegando a 79.899 MW médios no final do ano. Essa projeção foi estabelecida com base em dados verificados até novembro e as previsões presentes Programa Mensal da Operação (PMO) do último mês do ano.
Para 2025, a expectativa é de uma alta de 3,5% em comparação com 2024, atingindo 82.690 MW médios. Em 2029, a carga deverá atingir 94.157 MW médios.
Análises também incluem a integração de Roraima ao SIN
O Sistema Interligado Nacional (SIN) é a rede que conecta todas as usinas de geração de energia elétrica e as distribuidoras em todo o Brasil, formando uma grande estrutura que garante o fornecimento de energia para o país. A principal função do SIN é integrar as diferentes fontes de produção de energia, como hidrelétricas, termelétricas, usinas solares e parques eólicos, permitindo que a eletricidade gerada em uma parte do Brasil chegue a outra região, mesmo que distante.
Atualmente, Roraima é o único estado do Brasil que não faz parte do Sistema Interligado Nacional. Para garantir o abastecimento, ao menos 24% da energia produzida em Roraima é fornecida por meio de biocombustível das termelétricas localizadas em cinco municípios do estado.
Além disso, segundo dados da Roraima Energia, o restante do abastecimento elétrico no estado é gerado por óleo diesel de 14 termelétricas. Essa fonte de energia é considerada cara e agressiva ao meio ambiente.
No entanto, a análise apresentada também inclui a integração de Roraima ao SIN, prevista para acontecer no começo de 2021.
Crescimento do PIB no segundo trimestre propõe revisão
Com o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) acima do esperado no segundo trimestre, a expectativa para 2024 passou por uma revisão e saltou de 2,2% para 3,2%.
Ainda que seja prevista uma desacelação da atividade econômica em 2025, a estimativa do crescimento do PIB se manteve em 2,2%.
Nos anos seguintes, as premissas qualitativas e as projeções anteriores foram mantidas, apontando para um cenário macroeconômico mais estável e uma expansão significativa da demanda interna, especialmente em investimentos.
Aumento no consumo acompanha crescimento no Mercado Livre de Energia
Após ser aberto para todo grupo A, o Mercado Livre de Energia registrou um aumento no consumo. Até agosto, , o consumo de energia do segmento somou 29.581 MW médios, contra 25.485 MW médios há 12 meses. Esse valor representa um crescimento acumulado de 14%, o maior em 18 meses.
Segundo dados divulgados pela Abraceel, somente em agosto, 92% de todo o consumo industrial e 39% de todo o consumo de energia no Brasil foi atendido pelo ambiente de contratação livre.
E a expectativa é que o Mercado Livre de Energia siga aumentando sua participação no setor elétrico brasileiro. Entre janeiro e outubro deste ano, cerca de 21 mil empresas migraram para o MLE. Tal valor é quase o triplo do total de 2023.
Segundo a CCEE, 77% dos entrantes são pequenas e médias empresas, como padarias, supermercados, farmácias e escritórios, que foram beneficiados com a portaria 50/2022, do Ministério de Minas e Energia.
Por que cada vez mais empresas buscam o Mercado Livre de Energia?
O Mercado Livre de Energia consiste em uma modalidade de contratação de energia onde o consumidor tem a liberdade de escolher o fornecedor de energia, e negociar com ele todas as condições contratuais, como volume, preço e prazo. Ele representa uma alternativa ao Mercado Cativo, onde o consumidor fica preso aos preços da distribuidora e não possui liberdade na escolha.
O MLE tem crescido justamente por causa das vantagens que oferece. O consumidor pode ter um desconto de até 40% na conta de luz sem a necessidade de investir em placas solares, além da possibilidade de contratar energia limpa sem custo adicional.
Participe da revolução no setor energético
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o crescimento no consumo de energia previsto para os próximos anos, que tal comprar energia 100% renovável no Mercado Livre de Energia com um suporte completo da Clarke?
Aproveite e faça já uma simulação para descobrir o quanto você pode economizar na conta de luz da sua empresa com o Mercado Livre de Energia. O desconto pode chegar a 40%! Fale com um especialista do nosso time e saiba mais sobre como podemos te ajudar a conquistar liberdade energética.
Compartilhe este texto e siga a Clarke no Instagram, LinkedIn e Facebook.