Conta de luz pode ter bandeira verde em quase todo 2025

Neste artigo você vai ver

Quando o assunto envolve conta de luz, o cenário é otimista para 2025. Depois da seca recorde em 2024, a expectativa é que o setor elétrico se recupere e a conta de luz se mantenha sem taxas extras, com bandeira verde,  em boa parte de 2025. Afinal, é esperado que o clima seja mais ameno, com menos picos de calor e chuvas recorrentes durante o todo o ano, o que pode influenciar positivamente no preço.

O preço da energia está diretamente relacionado com o volume de chuvas. Isso ocorre porque aproximadamente 60% da energia elétrica gerada no Brasil vem de usinas hidrelétricas, que utilizam o fluxo de água para gerar eletricidade. Quando há uma seca ou períodos com volume de chuvas abaixo da média, os reservatórios das hidrelétricas ficam com níveis mais baixos, o que reduz a capacidade de geração de energia. Nesse cenário, o Brasil precisa recorrer a outras fontes de energia, como termelétricas, que são mais caras e poluentes, elevando os custos da eletricidade.

economize nas fontes de energia na indústria

Relembre o conceito de bandeiras tarifárias

O sistema de bandeiras tarifárias foi implementado no Brasil em janeiro de 2015 com o objetivo de informar os consumidores sobre as condições de geração de energia e seus custos a cada mês. Trata-se de uma cobrança adicional que visa ajustar os custos das distribuidoras de energia quando a produção se torna mais cara.

Existem três tipos de bandeiras: verde, amarela e vermelha. A bandeira verde é ativada quando as condições de geração de energia são favoráveis, resultando em uma conta mais barata. A bandeira amarela indica que a produção de energia está em situação de alerta. Quando as condições de geração são desfavoráveis, a bandeira vermelha é acionada. A bandeira vermelha, por sua vez, possui dois níveis de cobrança: o patamar 1, com um custo elevado, e o patamar 2, com um custo ainda mais alto.

  • Relembre aqui o histórico de bandeiras tarifárias

Por que o clima mais ameno é mais vantajoso para a conta de luz?

Com temperaturas mais agradáveis e menor recorrência de ondas de calor a utilização de aparelhos que são considerados “vilões” na conta de luz são reduzidos, como o aparelho de ar-condicionado e refrigeração.

Além disso, um menor perda de água por evaporação acontece nos reservatórios das hidrelétricas, o que ajuda a manter o volume constante.

Brasil registrou seca histórica em 2024

Em 2024, o Brasil registrou uma das piores secas de toda a sua história. Como consequência, a Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA) decretou situação crítica de escassez hídrica em cinco bacias hidrográficas: rio Paraguai; rio Madeira; rio Purus e seus afluentes; trecho baixo do rio Tapajós e rio Xingu.

Vale reforçar que os rios Madeira e Xingu abrigam importantes hidrelétricas, como Belo Monte, Santo Antônio e Jirau.

Verônica Sánchez, diretora presidente da ANA, já consegue visualizar uma melhora no nível dos rios Madeira, Purus, Tapajós e Xingu, o que contribui para boas expectativas na conta de luz.

“A curva começou a se inverter e já está crescendo, vamos dizer assim, na velocidade que se espera do rio. Lembrando que eles estavam no ponto mais baixo porque esse ano foi a pior seca de todos os rios do Norte”, explica a especialista.

Potencialize a economia da sua empresa em 2025

Sabia que a sua empresa pode economizar na conta de luz independente da bandeira tarifária vigente? No Brasil, os empreendimentos que fazem parte do Grupo A de Energia podem realizar a migração para o Mercado Livre de Energia, uma modalidade de contratação de energia onde é possível negociar todas as condições contratuais diretamente com os fornecedores de energia, o que pode gerar uma economia de até 40% na conta de luz.

Como os preços são estabelecidos no contrato, o consumidor fica livre das bandeiras tarifárias e de maiores flutuações de preço e, com isso, consegue maior previsibilidade orçamentária. Além disso, também é possível comprar energia limpa sem custo adicional.

Migre para o Mercado Livre de Energia com a Clarke

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o assunto, que tal comprar energia 100% renovável no Mercado Livre de Energia com a ajuda da Clarke?

A Clarke é uma gestora de energia que tem como missão simplificar a sua experiência no MLE.  Possuímos um marketplace próprio, com mais de 70 fornecedores disponíveis, e indicamos aquele que oferece melhor custo benefício para a sua empresa.

Além disso, os nossos clientes podem acompanhar de perto todas as etapas de migração em uma plataforma também exclusiva. Nela, também é possível visualizar a porcentagem de economia e toneladas de CO2 evitadas por escolher energia limpa. 

Aproveite e faça já uma simulação para descobrir o quanto você pode economizar na conta de luz da sua empresa com o Mercado Livre de Energia. O desconto pode chegar a 40%! Fale com um especialista do nosso time e saiba mais sobre como podemos te ajudar!

Compartilhe este texto e siga a Clarke no Instagram, LinkedIn e Facebook.

Picture of Maria Beatriz Pacheco

Maria Beatriz Pacheco

Todos os
nossos textos
Quer aprender mais sobre o mercado livre de energia?
Se inscreva na nossa newsletter e receba insights exclusivos, análises especializadas e atualizações do setor diretamente na sua caixa de entrada.