Com os avanços dos últimos anos, usar a tecnologia para reduzir conta de luz se tornou um cenário muito mais possível para diferentes tipos de empresa – e isso inclui o setor industrial.
Para atingir esse objetivo, é importante entender as ferramentas disponíveis para acompanhar o consumo energético e, claro, aquelas que contribuem ativamente para diminui-lo. Saiba mais no conteúdo abaixo.
Acompanhamento do consumo de energia: por que esse cuidado é tão importante para as indústrias?
De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a indústria brasileira responde por mais de 30% do consumo final de energia no país.
Ou seja: trata-se de um setor com alto gasto energético devido às características específicas dos seus processos produtivos, que contam com maquinários pesados e produções constantes.
Esse fato faz com que o acompanhamento do consumo de energia nessas companhias seja ainda mais relevante, impactando diretamente na eficiência operacional, na sustentabilidade e na sobrevivência desses negócios no mercado.
Ao ter esse cuidado de forma constante, as companhias conseguem garantir:
- identificação de desperdícios e ineficiências, adotando medidas corretivas;
- detecção de anomalias, percebendo falhas ou problemas nos equipamentos antes que eles se tornem críticos;
- otimização das operações, ajustando processos e horários de funcionamento para aproveitar tarifas diferenciadas;
- ajustes operacionais para que a energia seja usada da forma mais eficaz possível;
- controle maior de custos, facilitando a organização financeira e orçamentária;
- planejamento de investimentos em eficiência energética e tecnologias renováveis;
- segurança operacional para todos os envolvidos;
- redução da emissão de gases do efeito estufa e promoção de práticas mais sustentáveis;
- cumprimento de regulamentações ambientais e normas de sustentabilidade, prevenindo penalidades e melhorando a imagem corporativa;
- ajustes nas estratégias de compra e adaptação mais flexível às flutuações dos preços do mercado.
A boa notícia é que, atualmente, existem diversas ferramentas que contribuem para que esse acompanhamento e gerenciamento de energia sejam feitos de forma prática e efetiva. Elas são exemplos de tecnologia para reduzir conta de luz.
Esses recursos variam de sistemas simples a soluções complexas que utilizam tecnologias avançadas para fornecer uma visão detalhada e em tempo real do uso energético. Alguns deles são:
Tecnologia para reduzir conta de luz: exemplos
Sistemas de Monitoramento de Energia (Energy Management Systems – EMS)
Coletam, analisam e reportam dados sobre o consumo de energia em tempo real, oferecendo uma visão detalhada do uso energético em diferentes partes da instalação.
Sensores e medidores inteligentes
Dispositivos que capturam informações sobre os gastos com energia em equipamentos e processos específicos.
Plataformas de Análise e Business Intelligence (BI).
Fornecem análises avançadas por meio de dashboards personalizados, relatórios detalhados, análise preditiva e identificação de padrões e tendências.
Softwares de Gestão de Energia
Ferramentas que ajudam a integrar e gerenciar informações de consumo, otimizar operações e melhorar a eficiência energética. Suas funcionalidades incluem gestão de contratos de energia, planejamento de capacidade, análise de custo-benefício de projetos de eficiência, e suporte a certificações energéticas.
Internet nos Equipamentos
Tecnologias IoT que conectam dispositivos e equipamentos à internet para monitoramento e controle remoto. Elas realizam coleta e análise de dados em tempo real, controle remoto de equipamentos, e integração com outros sistemas de gestão para decisões baseadas em informações.
Além dessas possibilidades, existem recursos que contribuem ativamente para a redução das contas de luz Este é o assunto do próximo tópico.
Tecnologia para reduzir conta de luz: conheça as principais
Conforme citado, hoje em dia, é possível aproveitar as inovações tecnológicas disponíveis para investir em soluções que contribuem, e muito, com a redução dos gastos com energia elétrica em diferentes tipos de empresa.
Confira algumas dessas ferramentas disponíveis no mercado e que são interessantes para os ambientes industriais:
Tecnologia de iluminação eficiente
Extremamente práticos e eficientes, os sensores de movimento funcionam em qualquer tipo de lâmpada e ambiente, evitando que as luzes fiquem acesas sem necessidades. Podem ser instalados principalmente em áreas externas, já que são os lugares onde é mais comum esquecer de desligar o interruptor.
Também é possível substituir as lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por LEDS, que possuem menor consumo de energia e maior durabilidade.
Tomadas inteligentes
Essa nova tecnologia é controlada pelo celular por meio de aplicativos, onde existe a opção de colocar um timer para definir o momento em que as tomadas devem ligar e desligar, prevenindo gastos extras.
Ar-condicionado inteligente
Atualmente, alguns modelos seguem a mesma ideia das tomadas inteligentes. Assim, basta programá-los para que liguem e desliguem em horários determinados pelos usuários.
Também há aqueles com um tipo específico de configuração que elimina a necessidade da corrente de ar frio para chegar à temperatura desejada.
Tecnologia para reduzir conta de luz: Sistemas de recuperação de calor
A maioria das indústrias pode utilizar equipamentos específicos para recuperar e reutilizar o calor residual de processos industriais para aquecimento de água ou outros fluídos.
Outra possibilidade é a geração simultânea de eletricidade e calor a partir de uma única fonte de energia utilizando sistemas de cogeração.
Baterias e Sistemas de Armazenamento
Implementação de sistemas para guardar energia durante períodos de baixa demanda e usá-la nosa nos picos de consumo.
Qualquer que seja a saída escolhida, o mais importante é que a empresa faça uma análise detalhada das opções disponíveis no mercado e escolha aquelas que realmente façam a diferença para reduzir as contas de luz.
Outro caminho bastante utilizado pela maioria dos negócios é a migração para o Mercado Livre de Energia (MLE). A sua companhia já considerou essa opção?
Leia também | Economize Até 40% na Conta de Luz: veja Segredo das Empresas
Mercado Livre de Energia: uma solução altamente eficaz para economizar com os gastos energéticos
Cada vez mais popular entre empresas de diferentes portes e setores, o MLE oferece aos consumidores de energia elétrica a oportunidade de negociar preços mais competitivos, flexibilidade na escolha de fornecedores e personalização de contratos.
Ao contar com uma gestora de energia que ajude a companhia a navegar neste ambiente com segurança, os negócios ganham na redução de custos, no maior controle sobre o consumo e no acesso a fontes de energia renovável.
A Clarke, por exemplo, conta com um marketplace exclusivo no qual estão registrados mais de 60 fornecedores, sendo que nós atuamos em parceria com nossos clientes para firmar contratos interessantes e benéficos para as suas realidades.
Além disso, por meio da nossa plataforma, eles conseguem acompanhar a economia que está sendo gerada nas contas de luz e a emissão de CO22 que está sendo evitada.
Entre em contato com um especialista do nosso time hoje mesmo e tire suas dúvidas sobre como funciona a migração para o MLE.
Não se esqueça de seguir a Clarke no Instagram, LinkedIn e Facebook para ficar por dentro de todas as nossas novidades.