Como reduzir custos de energia nas indústrias de mármores e granito?

Neste artigo você vai ver

A preocupação com os altos gastos com energia elétrica é algo presente em empresas de diferentes setores. E, com a energia nas indústrias de mármores e granito, esse cenário não seria diferente. 

Da mesma forma que em outras áreas de atuação, essas organizações precisam estar constantemente buscando formas de reduzir os custos na conta de luz não só para aumentar sua competitividade e rentabilidade, mas também para causar menos impactos ao meio ambiente. 

Neste artigo, explicamos uma das formas mais eficientes de atingir esse objetivo. Veja o conteúdo completo a seguir.

Consumo de energia nas indústrias de mármore e granito

Quando falamos sobre o setor de mármores e granitos no Brasil, o seu gasto com energia é significativo, apresentando características específicas devido às operações intensivas dessa indústria. 

Um dos fatores para esse alto consumo está relacionado à extração, que geralmente envolve o uso de equipamentos pesados, como escavadeiras, serras e perfuradoras, que consomem grandes quantidades de energia.

Além disso, o processamento dos blocos de mármore e granito extraídos inclui cortes em várias dimensões e acabamentos, utilizando serras de fio diamantado e máquinas polidoras que demandam energia significativa.

Na etapa seguinte, os equipamentos utilizados para cortar grandes blocos em lâminas e placas também gastam muita energia. As serras diamantadas, por exemplo, são essenciais para obter cortes precisos e são energicamente exigentes.

Assim, de forma geral, devido ao uso contínuo e intenso desses aparelhos, o consumo de energia elétrica é elevado, o que representa uma parte significativa dos custos operacionais do setor.

Diante dessa realidade, muitas empresas estão buscando soluções para melhorar a sua eficiência energética, como a modernização de equipamentos e a adoção de tecnologias mais eficientes para reduzir o consumo e os valores associados.

Outra estratégia bastante eficiente é a migração para o Mercado Livre de Energia (MLE). Saiba mais sobre essa alternativa no próximo tópico. 

economize nas fontes de energia na indústria

Por que as indústrias de mármore e granito deveriam migrar para o Mercado Livre de Energia?

O chamado Mercado Livre de Energia (MLE) é uma opção vantajosa para todas as empresas que desejam não só economizar com os gastos com energia elétrica, mas também ter mais controle em relação a esses custos. 

Isso inclui as indústrias de mármore e granito, sendo que a Clarke tem um case de sucesso bastante interessante. 

Em 2023, mais de 20 empresas de rochas do sul do Espírito Santo iniciaram suas jornadas, a partir do suporte da Clarke Energia, para economizar nas suas contas de luz utilizando energia 100% renovável. 

Juntas, essas companhias vão poupar cerca de R$ 30 milhões ao longo dos próximos anos e evitar a emissão de mais de 7, 6 toneladas de CO2 consumindo de fontes como solar, eólica, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas (PCHs). 

Essa evolução só será possível justamente graças à migração para o MLE, ambiente no qual as empresas conseguem escolher livremente qual fornecedor desejam comprar a energia que consomem.

 Além disso, podem formar contratos que sejam interessantes para a sua realidade atual. 

Outros benefícios que vale a pena citar são: 

  • economia de custos: os consumidores presentes no MLE conseguem frequentemente negociar preços mais competitivos e condições mais favoráveis em comparação com o Mercado Cativo de Energia. 
  • economias consideráveis na conta de luz, garantindo mais lucratividade e competitividade para os negócios; 
  • flexibilidade contratual: conforme citado anteriormente, no MLE, também é possível garantir diferentes formatos de contratos, como de longo ou curto prazo, dependendo das necessidades específicas e estratégias de consumo da empresa em questão; 
  • gestão mais eficaz: ao ter maior controle sobre sua estratégia energética, as companhias podem gerenciar melhor o seu consumo e os custos associados. Além disso, existe a possibilidade de ajustar a demanda e o fornecimento de energia conforme as necessidades empresariais; 
  • maior previsibilidade de custos: com os contratos de energia a preços fixos, é mais fácil prever os gastos futuros com energia, contribuindo com a gestão financeira e o planejamento orçamentário de um negócio; 
  • inovação e sustentabilidade: ao oferecer o acesso a fontes alternativas e renováveis, o MLE permite que as organizações adotem práticas mais sustentáveis e se alinhem às suas metas ambientais, contribuindo, inclusive, com a construção de uma imagem positiva no mercado; 
  • qualidade no atendimento: os fornecedores do ambiente livre de contratação oferecem um acompanhamento personalizado e serviços adicionais bastante interessantes, como consultoria em gestão energética, ajudando a melhorar a eficiência energética e reduzindo desperdícios. 

A partir destes itens, é certo dizer que, para crescerem de forma sustentável, as indústrias de mármores e granito deveriam considerar a migração para o MLE o quanto antes a partir de um suporte especializado. 

Leia também | Por que o Mercado Livre de Energia é a melhor opção? 

Clarke Energia é a solução mais procurada em Cachoeira de Itapemirim

Conhecida como a “Capital Nacional do Mármore”, Cachoeira de Itapemirim (ES) é um importante polo de extração, beneficiamento e comercialização desses materiais no território brasileiro. 

Ao escolherem a Clarke como gestora, empresas importantes da região, como Angramar, Futura Mármores, Gilgran, MSG Stones, Nova Aurora e Marcel Group, economizam anualmente em suas contas de luz utilizando apenas fontes renováveis de energia.

“Nós temos orgulho de participar dessa busca e de estarmos nos modernizando para que possamos contribuir com o desenvolvimento sustentável em conjunto com a Clarke”, afirmou Renan Machado, da Nova Aurora.  

Faça como a Nova Aurora e economize na conta de luz com a Clarke

O setor de rochas, mármores e granitos exige soluções de energia confiáveis e eficientes. 

Não perca tempo e conheça hoje mesmo os serviços especializados da Clarke para essas empresas, economizando em até 40% na sua conta de luz. Fale com um especialista do nosso time e saiba mais sobre como podemos te ajudar!

Compartilhe este texto e siga a Clarke no Instagram, LinkedIn e Facebook

Picture of Maria Beatriz Pacheco

Maria Beatriz Pacheco

Todos os
nossos textos
Quer aprender mais sobre o mercado livre de energia?
Se inscreva na nossa newsletter e receba insights exclusivos, análises especializadas e atualizações do setor diretamente na sua caixa de entrada.