Quando a sua empresa contrata a Clarke Energia, ela também está apoiando a implementação de soluções sustentáveis de eletricidade e iluminação em comunidades vulneráveis do país. Isso é possível graças a uma parceria com o Litro de Luz, ONG que já ajudou mais de 20 mil brasileiros desde 2014.
Segundo relatório de 2022 da ONU, 733 milhões de pessoas ao redor do mundo não têm acesso à energia elétrica. No Brasil, o desafio de levar luz a todos enfrenta dificuldades sobretudo em regiões remotas. Somente na Amazônia Legal, por exemplo, quase 1 milhão ainda vivem no escuro, de acordo com dados de 2019 do Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema).
[foogallery id=”8100″]
O que é a ONG Litro de Luz?
O Litro de Luz trabalha para fazer com que o direito à iluminação supere barreiras socioeconômicas e geográficas, e já instalou mais de 3.700 soluções no Brasil, que incluem postes, lampiões, placas solares, baterias e tecnologias desenvolvidas com materiais como garrafas PET e canos PVC.
Para Viviane Machado, head de marketing da Clarke Energia, a privação de luz à qual tantas pessoas são submetidas acarreta na falta de muitos outros direitos, como à segurança, à educação, ao lazer, entre outros.
“Uma das missões da Clarke é empoderar o consumidor de energia, mas antes disso precisamos lembrar que o acesso à eletricidade infelizmente ainda não está ao alcance de todos. Então essa é uma parceria muito bem-vinda, e esperamos que ela possa ajudar a dar mais dignidade a esses cidadãos que há tanto tempo têm sido privados de um bem essencial”, afirma.
Machado explica que o apoio ao Litro de Luz é mais um passo do compromisso da startup com a sustentabilidade e a responsabilidade social. No marketplace de Mercado Livre de Energia da Clarke, são aceitos somente contratos para o fornecimento de energia de fontes renováveis, como eólica, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas (PCH).
“A parceria da Clarke Energia como nossa apoiadora institucional é muito importante para mantermos nossa sustentabilidade financeira, garantindo custos como: salários de contratados, melhorias na nossa sede, pesquisa e desenvolvimento para nossa tecnologia, entre outros. Custos esses que são extremamente necessários para seguirmos a missão de iluminar a vida de mais brasileiro”, afirmou a gerente de marketing e parcerias do Litro de Luz Brasil, Tayane Belem.
Compartilhe este texto e siga a Clarke no Instagram, LinkedIn e Facebook.