Redução de custo operacional em indústrias através do Mercado Livre de Energia

Até 40% de economia na conta de luz?

No mercado livre de energia é possível!
Receba um estudo de viabilidade gratuito.

Análise gratuita [blogpost]

Faça uma
análise gratuita!

Descubra se a sua empresa pode aproveitar as vantagens do mercado livre de energia com a Clarke

A redução de custos operacionais em indústrias é uma pauta cada vez mais presente no setor. E, falando nisso, a energia elétrica pode representar mais de 40% das despesas, sendo necessário buscar novas soluções realmente eficazes de economia.

Diante desde cenário, mais de 90% de todas as indústrias brasileiras já fazem parte do Mercado Livre de Energia, uma modalidade de contratação de energia onde é possível negociar os preços diretamente com os fornecedores, o que traz maior flexibilidade e reduções significativas na conta de luz.

No texto de hoje, vamos te explicar como o Mercado Livre pode ajudar indústrias a reduzir custos operacionais com energia elétrica, trazendo exemplos e cases de sucesso.

Como o Mercado Livre de Energia pode ajudar indústrias na redução de custo operacional?

O setor industrial brasileiro representou 31,8% do consumo de energia elétrica em 2023, ficando atrás apenas do setor de transportes, que consumiu 33%Um dos principais atrativos do Mercado Livre de Energia. E a expectativa é que este consumo continue crescendo, por causa dos processos produtivos que possuem grande demanda e o uso de equipamentos de grande porte.

Neste cenário, o Mercado Livre de Energia representa uma alternativa para diminuir os custos operacionais. Isso acontece porque a possibilidade de negociar diretamente com diversos fornecedores, em um espaço onde existe concorrência, proporciona tarifas mais competitiva.

Além disso, também existe a possibilidade de estabelecer contratos a preço fixo, que oferecem proteção contra a volatilidade de preços. Tudo isso sem a necessidade de investir em infraestrutura.

Vantagens do Mercado Livre de Energia além da redução de custo operacional

As vantagens do mercado livre de energia para indústrias vai além da redução no valor da conta de luz. Diferentemente do Mercado Tradicional, onde o consumidor está sujeito aos rejustes das distribuidoras, no ACL as empresas podem ter contratos personalizados, com previsibilidade a longo prazo.

Além disso, o ACL também permite a contratação de energia limpa sem custo adicional, o que aproxima a sua indústria das metas ESG. “A questão da sustentabilidade é pauta recorrente em qualquer setor, e na indústria não é diferente. Os consumidores estão cobrando isso”, explica Vitor Lemos, Coordenador de atendimento na Clarke Energia.

Como acontece a migração de indústrias?

O processo de migração não acontece da noite pro dia. Se trata de um processo pouco burocrática, envolvendo desde pesquisa até negociação.

Confira abaixo o passo a passo:

  • Análise de viabilidade: Atualmente, somente indústrias que fazem parte do grupo A de energia podem realizar a migração.
  • Escolha de um fornecedor: Pesquisa de preços para escolher aquele com o maior benefício.
  • Fechamento de contrato: formaliza a contratação de energia com o fornecedor.
  • Carta denúncia: formaliza a intenção de migração para a distribuidora.
  • Adequação técnica: podem ser necessárias algumas adequações na indústria para atender a exigências do ONS e da CCEE.

Os principais desafios das indústrias no ACL

Embora o Mercado Livre de Energia (MLE) ofereça uma oportunidade concreta de redução de custos operacionais para indústrias, sua adesão e gestão ainda envolvem desafios relevantes. A transição do mercado cativo para o ambiente livre pode gerar dúvidas e exigir mudanças estruturais e operacionais que nem todas as empresas estão preparadas para enfrentar.

Diante deste cenário, o mais estratégico é contratar uma gestora de energia. Isso porque a migração e a gestão eficiente nesse ambiente envolvem uma série de decisões técnicas, regulatórias e comerciais que exigem conhecimento especializado, mitigando riscos e evitando desperdícios.

O caso da Polpa de Frutas Graciosa:

Eduardo Jorge, sócio da Polpa de Fruta Graciosa, já percebia há um tempo que pagava caro na conta de luz da fábrica Porém, só conhecia enquanto opção a instalação de placas solares, que precisam de um investimento em infraestrutura. Em 2020, conheceu o Mercado Livre de Energia e passou a pesquisar mais sobre o tema. Afinal, comprar energia de um fornecedor e continuar recebendo ela através da distribuidora parecia duvidoso.

Em 2023, finalizou o processo de migração com a Clarke e conseguiu uma economia superior a 30% na conta de luz. “A Clarke trouxe o Mercado Livre de Energia para a viabilidade do empreendedor. A Clarke que viabilizou isso. No quesito contrato com a fornecedora e da migração, de sair da concessionária e comprar no Mercado Livre. Em tudo isso, a Clarke foi o agente facilitador do processo”, relembra.

Confira abaixo:

 

Eficiência operacional e economia de energia: qual a relação entre elas? 

Conforme foi pontuado anteriormente, o investimento em eficiência operacional permite que uma indústria economize em diversos setores, e isso inclui as contas de luz.

Afinal, quanto mais eficientes forem os equipamentos utilizados dentro das empresas, menos energia irão consumir, reduzindo significativamente os custos e potencializando a lucratividade do negócio. 

Sem falar que quando uma empresa está investindo para tornar suas operações mais assertivas, ela naturalmente busca caminhos que contribuem para reduzir os gastos com energia, incluindo: 

  • auditorias energéticas: análises detalhadas do consumo energético em todas as áreas da companhia, identificando padrões de uso, desperdícios e oportunidades de melhoria; 
  • instalação de equipamentos mais eficientes, como iluminação LED e sistemas de climatização com tecnologia de ponta; 
  • investimento em sistemas de automação e controle para gerenciar o consumo; 
  • conscientização dos funcionários sobre a importância da conservação de energia e ações de incentivo para a adoção de práticas mais eficientes no local de trabalho. 

Conquiste mais eficiência energética no Mercado Livre de Energia

Você sabia que, ao realizarem a migração para o Mercado Livre de Energia (MLE), muitas indústrias ganham acesso facilitado a informações detalhadas sobre o seu consumo de energia, contribuindo diretamente para reduzir seus gastos?

Os clientes da Clarke, por exemplo, contam com uma plataforma exclusiva onde podem acompanhar as suas economias com conta de energia e a redução das emissões de CO2, entre outros benefícios. 

Siga a Clarke no LinkedIn e para acompanhar de perto as nossas atualizações sobre o MLE.