A redução da conta de luz de hotéis é um objetivo muito importante para essas empresas, sobretudo para aquelas que desejam crescer de forma sustentável no mercado ao diminuir seus custos com energia.
Neste conteúdo, você conhecerá algumas estratégias que contribuem para que essa meta seja atingida, potencializando a lucratividade das organizações do setor hoteleiro no Brasil.
Conta de luz de hotéis: um gasto considerável
De acordo com dados da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (ABIH), 6% dos custos de um hotel são gastos com energia elétrica. Isso significa que a conta de luz representa um dos maiores custos do setor hoteleiro, junto ao consumo de água e a folha de pagamento dos funcionários.
Sobre esse assunto, vale lembrar que os gastos com energia elétrica podem variar bastante com base no tamanho do hotel, número de quartos, ocupação e serviços oferecidos.
Contudo, de forma geral, as principais áreas de consumo dessas instalações, que interferem na conta de luz de hotéis, são:
- sistemas de climatização: ar-condicionado e aquecedores;
- iluminação: áreas comuns, quartos e corredores;
- equipamentos de cozinha: fornos, fogões, geladeiras, máquinas de lavar louça etc.;
- sistemas de lavanderia: máquinas de lavar e secar roupas;
- tecnologia e entretenimento: TVs, sistemas de áudio e internet.
Além disso, o consumo de energia pode variar com as estações do ano. Por exemplo, em climas quentes, o uso de ar-condicionado pode aumentar significativamente durante os meses de verão.
Por que os hotéis devem se preocupar com os gastos com energia mesmo em períodos de baixa temporada?
Ainda que a hospedagem esteja com menos hóspedes e, consequentemente, menos consumo de energia, a preocupação com a conta de luz de hotéis deve ser constante para evitar que esses gastos afetem os lucros do hotel ou pousada.
Sem falar que promover economias no período de baixa temporada é uma estratégia interessante para evitar um desequilíbrio nas contas do negócio durante os momentos de alta temporada.
Dessa forma, é interessante que os hotéis apostem em iniciativas que contribuam com essa redução dos gastos com energia, da conta de luz de hotéis, incluindo:
- instalar equipamentos eficientes, como lâmpadas LED e aparelhos com certificações de eficiência energética;
- apostar em sistemas de controle de energia, como sensores de movimento para luzes e termostatos programáveis;
- realizar manutenção preventiva para garantir que os sistemas de climatização e os equipamentos estejam funcionando de forma eficiente;
- utilizar sistemas de medição e monitoramento para acompanhar o consumo de energia em tempo real. Essas ferramentas ajudam a identificar áreas de alto consumo e a detectar desperdícios;
- cobrar os hóspedes pelo uso de energia adicional, especialmente em propriedades de luxo ou em sistemas onde o consumo é particularmente alto.
Outro ponto que precisa ser considerado cada vez mais por essas companhias é a migração para o Mercado Livre de Energia (MLE), uma solução que vem se mostrando bastante benéfica para organizações de diferentes setores.
Leia também | Por que investir no Mercado Livre de Energia é a melhor opção para a sua empresa
Mercado Livre de Energia para o setor hoteleiro: quais são as principais vantagens?
Em busca de fortalecer seus resultados financeiros e operacionais, diversos hotéis no Brasil estão apostando na migração para o Mercado Livre de Energia (MLE).
Trata-se de um ambiente de negociações livres onde os participantes podem escolher seus fornecedores de energia elétrica e firmar contratos que sejam vantajosos para a realidade atual dos seus negócios.
Entre as muitas vantagens, é possível destacar:
- possibilidade de economia na conta de luz, reduzindo esse gasto em até 40% com zero investimento;
- acesso facilitado a fontes de energia limpa, um importante fator para ser usado na comunicação dos hotéis, promovendo uma imagem mais sustentável e consciente para os hospedes e toda a cadeia de fornecedores;
- ganho de certificações e selos verdes que comprovam o consumo de energia renovável e a redução de gases do efeito estufa no meio ambiente;
- flexibilidade de consumo, o que é particularmente interessante para a hotelaria, caracterizada por períodos de baixa e alta temporada. Assim, é possível programar o volume de energia contratado de acordo com a sazonalidade do hotel, protegendo-o das variações ao longo do ano;
- previsibilidade de custos, já que é possível assinar contratos de longo prazo a preço fixo, algo essencial para evitar que a empresa sofra com as flutuações.
Aqui, é essencial ressaltar que todos esses benefícios estão ao alcance da organização quando o hotel conta com uma gestora de energia para potencializar suas economias e seus ganhos no MLE. Saiba mais sobre esse tópico a seguir.
Por que seu hotel deve contratar uma gestora para potencializar a economia no MLE?
Por mais vantajosa que seja a migração de uma empresa para o MLE, esse processo deve ser preferencialmente acompanhado por um especialista não só para prevenir problemas futuros, mas também para obter os melhores preços e condições contratuais para redução da conta de luz de hotéis
Isso porque, nessa transição, é necessária uma análise cuidadosa para entender as flutuações dos valores, os termos de contrato e, claro, as estratégias de gestão de energia do cliente em questão. Esse cuidado contribui para maximizar os benefícios e minimizar possíveis riscos.
A boa notícia é que, ao contar com a parceria da Clarke, você não precisa se preocupar com esses trâmites. E temos um case de sucesso para comprovar.
A Rede Samba Hotéis é referência na gestão de empreendimentos hoteleiros, possuindo unidades em todo o Brasil. E, no segundo semestre de 2024, a unidade Betim concluiu o processo de migração para o MLE contando com a nossa expertise.
Em menos de dois meses, foi atingida uma redução de 38% nos valores da conta de luz.
Essa conquista só foi possível porque o time de especialistas da Clarke cuidou das burocracias da mudança, cotou com seus mais de 50 fornecedores no market place e indicou as propostas daqueles com melhores condições para a realidade do hotel.
E não é só isso: agora, o cliente consegue acompanhar toda a economia que está sendo gerada por meio da nossa plataforma exclusiva, além de visualizar a quantidade de CO2 evitada e contar com nosso suporte constante.
Agora é a sua vez: economize na sua conta de luz com a Clarke
Se você também deseja potencializar a lucratividade e a competitividade do seu negócio por meio da redução de gastos com conta de luz, conte com a Clarke para ser sua parceira nesta jornada.
Entre em contato com um especialista do nosso time hoje mesmo e inicie sua migração para o MLE de energia o quanto antes.
Não se esqueça de seguir a Clarke no Instagram, LinkedIn e Facebook para ficar por dentro de todas as nossas novidades.