A transformação do setor elétrico brasileiro é uma batalha que já passa de 20 anos. Dados divulgados pela Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace) mostram que o custo da conta de luz aumentou 47% no Brasil. Com isso, o custo da energia brasileira se tornou o segundo maior do mundo, atrás apenas da Colômbia. O país também ocupa a 47ª posição em um ranking de liberdade energética que contempla 56 nações. E foi justamente diante desse inconformismo que Pedro, Victor e Rodrigo fundaram a Clarke Energia em 11 de novembro de 2019.
Empoderar o consumidor de energia elétrica através de fontes renováveis de energia. E é justamente com essa premissa que a Clarke, há quatro anos, tem transformado o mercado elétrico brasileiro. São mais de 150 clientes satisfeitos, 21 mil toneladas de CO2 evitadas, reconhecimento nacional e, não menos importante, colaboradores altamente capacitados e dispostos a entregar serviços cada vez mais inovadores.
Na semana de aniversário da Clarke Energia, reunimos neste texto alguns marcos importantes da nossa história, curiosidades e perspectivas para o futuro da startup. Boa leitura!
O que faz a Clarke Energia?
No Brasil, existem duas modalidades de contratação de energia: através do Mercado Livre de Energia (ACL) e através do Ambiente de Contratação Regulada (ACR). No ACR, modalidade que abarca a maioria dos consumidores brasileiros, a compra de energia é feita somente através das próprias distribuidoras.
Já no ACL, o consumidor possui a liberdade de escolher o próprio fornecedor de energia, fica livre dos reajustes e das bandeiras tarifárias, o que pode gerar um aumento de até 40% na conta de energia. Em 2024, todas as empresas do Grupo A poderão participar do ACL.
Enquanto você se dedica ao seu negócio, a Clarke Energia pode cuidar da sua conta de energia. Damos suporte desde o processo de migração para o Mercado Livre de Energia, até a contratação e gestão, que o cliente pode acompanhar de plerto em nosso marketplace.
Além desses serviços, também financiamos bancos de capacitores, realizamos a troca de modalidade tarifária e também ajudamos na obtenção de certificações como o I-REC.
Como surgiu a energytech?
A Clarke Energia foi fundada em 2019 em São Paulo por Pedro Rio, Victor Copque e Rodrigo Camargo, a partir de um inconformismo diante da maneira como a energia é consumida no Brasil.
A startup oferece enquanto solução uma economia de até 30% na conta de luz a partir da migração para o Mercado Livre de Energia, em um modelo de negócio 100% focado no sucesso do cliente. E, para atingir esse objetivo, a startup buscou, desde o começo, investir em tecnologia e buscar investidores.
“Durante os primeiros três meses da Clarke, éramos apenas três empreendedores que estavam tentando diminuir a conta de luz de dez empresas. Em pouco tempo, encontramos as pessoas certas e criamos um mínimo produto viável para testar em algumas praças espalhadas pelo país”, relembra um dos fundadores na época.
Após inúmeros desafios, três meses após a fundação, a primeira energytech brasileira do Mercado Livre de Energia recebeu o aporte de R$ 3,2 milhões em rodada liderada pela Canary com participação da EDP Ventures Brasil. Tal feito acelerou a jornada da Clarke e forneceu estrutura para possibilitar o teste do produto em escala.
Crescimento exponencial da Clarke Energia
Em junho de 2021, a energytech já contava com 52 clientes e 362 unidades atendidas pela startup. Entre eles, estavam a Domino’s Pizza, a Volanty e a Grand Brasil. Em novembro do mesmo ano, a EDP Ventures liderou um novo investimento de R$ 6,6 milhões na Clarke Energia. Esse apoio foi fundamental para que a energytech alcançasse voos ainda maiores.
Em setembro de 2022, a startup foi impulsionada pelo Google for Startups Accelerator. Este é um programa de três meses que oferece às startups em estágio inicial o acesso a um suporte personalizado por meio de treinamentos técnicos, de produtos e liderança. Na edição em questão foram selecionadas somente startups voltadas para sustentabilidade.
Desde então, a energytech coleciona momentos de reconhecimento no mercado de energia brasileira, entregando serviços personalizados e livre de burocracias. “Nunca duvidamos de que poderíamos ir tão longe. Mostramos às empresas que é possível unir desenvolvimento econômico, por meio da redução de gastos com a conta de luz, com o compromisso ambiental, através da escolha de fontes renováveis”, pontua o CTO Victor Copque.
Abertura do Mercado Livre de Energia e novas possibilidades
Em outubro de 2022, o Ministério de Minas e Energia (MME) anunciou a abertura do Mercado Livre de Energia para todo o Grupo A (alta e média tensão). A medida deve alcançar mais 106 mil unidades consumidoras. Com a expansão do mercado, a Clarke aperfeiçoou o sistema e desenvolveu uma plataforma que coleta propostas em tempo real com diversos fornecedores.
Principais conquistas da Clarke
Selo B-Corp: uma empresa sustentável de verdade
Em junho de 2023, a startup conquistou o selo B Corp – certificação internacional que atesta que a empresa apresenta compromisso socioambiental. No Brasil, apenas cerca de 10 outras empresas de energia possuem o selo.
100 open startups: segundo lugar entre as energytechs
Em 2023, a Startup conquistou novamente a segunda posição entre as energytechs no ranking de inovação aberta 100 Open Startups. Já no ranking geral, a energytech ficou em 56º lugar entre as mais de 4500 startups avaliadas, o que representa um crescimento de 10 posições se comparado ao ano anterior.
Consuma energia 100% renovável com a Clarke Energia
Agora que você já sabe mais sobre a nossa história, que tal contratar nossos serviços? A Clarke te ajuda desde o processo de migração para o Mercado Livre, até a compra e gestão de energia 100% renovável e também te ajudamos na aquisição dessas certificações ambientais.
Aproveite e faça já uma simulação para descobrir o quanto você pode economizar na conta de luz da sua empresa com o Mercado Livre de Energia. O desconto pode chegar a 40%! Fale com um especialista e saiba mais.
Compartilhe este texto e siga a Clarke no Instagram, LinkedIn e Facebook.