Demanda contratada

Neste artigo você vai ver

Significado de Demanda contratada:

A demanda contratada de energia elétrica refere-se à quantidade de capacidade reservada na rede de transmissão ou distribuição para garantir o fornecimento adequado a um consumidor, gerador ou autoprodutor, conforme o valor e o prazo acordados.

Exemplo de demanda contrada:

Uma indústria de grande porte em Cachoeiro (ES) possui uma demanda contratada de 100 kW. Isso significa que a indústria contratou essa capacidade da rede para garantir o transporte de sua energia elétrica, comprometendo-se a não ultrapassar esse limite durante o mês. O cálculo dessa demanda levou em conta os momentos de maior consumo, para que a rede suporte o fornecimento de eletricidade em todos os momentos. A indústria deve pagar mensalmente pela demanda contratada de 100 kW, mesmo que não utilize toda essa capacidade em algum período, pois a rede mantém essa potência disponível o tempo todo.

Se em algum momento o consumo da indústria ultrapassar o limite de 100 kW em pelo menos 5%, ela poderá ser cobrada com uma tarifa adicional por ultrapassagem, conforme previsto nas regras da distribuidora.

A importância de se atentar à demanda contratada:

A demanda contratada é um fator importante para o planejamento energético das empresas, pois permite dimensionar a infraestrutura elétrica necessária e evitar custos extras com excedentes de demanda.

Uma gestora de energia auxilia seus clientes na análise e otimização da demanda contratada, buscando soluções que garantam o melhor custo-benefício e a eficiência energética. Por isso, empresas do grupo A devem contratar uma.

Picture of Diogo Uzeda

Diogo Uzeda

Todos os
nossos textos
Quer aprender mais sobre o mercado livre de energia?
Se inscreva na nossa newsletter e receba insights exclusivos, análises especializadas e atualizações do setor diretamente na sua caixa de entrada.