A busca por soluções sustentáveis tem atraído cada vez mais empresa. Para aquelas que fazem parte do Grupo A — ao realizar a migração para o Mercado Livre de Energia — é possível contratar energia limpa.
No texto de hoje, vamos explicar o passo a passo para contratar energia sustentável no MLE, bem como suas vantagens e principais tipos. Confira!
Passo a passo para contratar energia limpa no Mercado Livre de Energia
Uma das principais vantagens oferecidas por esse modelo de contratação é que é possível negociar diretamente com o fornecedor todas as condições contratuais, possibilitando à empresa contratar energia limpa sem custo adicional — além da economia na conta de luz.
Confira passo a passo:
- Verificar elegibilidade: apenas empresas que fazem parte do grupo A de energia podem realizar a migração.
- Planejamento: para esta etapa, é recomendado contratar uma gestora ou comercializadora, que saia em busca das melhores condições contratuais. e ajude no processo de migração;
- Negociação: contrate energia com aquele fornecedor que oferece o melhor custo-benefício, sempre pensando nas melhores estratégias de compra de energia
- Realizar a adesão à CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica): Processo burocrático que garante a migração para o Mercado Livre de Energia.
- Escolher o tipo de energia a ser contratada: o consumidor deve escolher entre contratar energia limpa (incentivada) ou convencional.
- Monitoramento de consumo: realizar o acompanhamento para avaliar possíveis reajustes ou novos potenciais de economia.
Dessa forma, para contratar energia limpa no Mercado Livre de Energia, é necessário escolher um fornecedor desse tipo de energia.
Benefícios de contratar energia limpa no Mercado Livre de Energia
Contratar energia sustentável traz muitas vantagens para a empresa, meio-ambiente e sociedade como um todo. confira abaixo:
- a redução do ritmo do aquecimento global;
- diminuição da emissão de gases do efeito estufa na atmosfera;
- menos interferência nos ecossistemas;
- diversificação da matriz energética dos países;
- favorecimento da sustentabilidade;
- economia de recursos para residências e empresas.
- possibilidade de conquistar o selo i-rec, que constata que a empresa compra energia limpa
- incentivos fiscais, como descontos na tarifa de uso do sistema de distribuição (TUSD).
Como conquistar o selo i-rec
A certificação I-REC (International Renewable Energy Certificate) é um sistema global de rastreamento e certificação de energia renovável, que atesta que a energia consumida por empresas ou consumidores é proveniente de fontes limpas.
Ao realizar a migração para o Mercado Livre de Energia, a sua empresa consegue comprovar que faz uso de energia limpa, com o registro no sistema I-REC. para realizar o procedimento, o mais recomendado é contratar uma gestora especializada.
A energia limpa tem desvantagens?
Apesar de trazer tantos benefícios, a energia limpa ainda tem algumas desvantagens em relação a outras fontes fósseis. Uma delas é o custo de implementação, que pode ser maior por conta da necessidade da construção de infraestrutura para geração de energia.
Além disso, alguns tipos de energia limpa precisam de espaços amplos e com condições bem específicas, como é o caso da energia eólica. Já em relação à energia hidrelétrica, uma desvantagem é que ela depende do volume de chuvas, algo que não pode ser controlado pelo homem.
Outro desafio é o armazenamento da energia gerada de fontes limpas, cujas opções ainda são escassas.
Simulador do Mercado Livre de Energia
Mercado Livre e energia limpa: como se relacionam?
No Mercado Livre de Energia, os consumidores podem escolher de quem querem comprar a energia elétrica e negociar todas as condições do contrato, como preço, volume e fonte. Entretanto, para poder entrar no Ambiente de Contratação Livre (ACL), é preciso cumprir alguns requisitos relacionados com a demanda de energia de cada empresa — sim, somente empresas negociam no ACL por conta da demanda mínima exigida, muito alta para uma unidade residencial.
Todos os consumidores podem contratar energia sustentável?
Os consumidores do Mercado Livre de Energia são classificados da seguinte forma:
- consumidores especiais: são aqueles que consomem de 500 kW a 1500 kW;
- consumidores livres: consomem acima de 1500 kW
Apesar de ambos os consumidores estarem no ACL, os consumidores especiais precisam seguir uma regra que não é imposta aos consumidores livres — só podem contratar fornecedores de energia limpa.
Ou seja, o consumidor especial é livre para negociar volume, preços e empresa fornecedora. Mas, na hora de escolher a fonte da energia, só pode considerar aquelas que não são poluentes. A energia solar, eólica e de biomassa são as opções mais comuns para esse tipo de consumidor.
Já os consumidores livres não têm restrições sobre a fonte da energia, o que quer dizer que são eles quem decidem se contratarão energia limpa ou não.
O estabelecimento desse tipo de regra é uma forma de estimular o uso de energia limpa no Brasil, o que contribui para a diversificação da matriz energética do país.
Quais são as fontes de energia limpa?
As fontes de energia limpa são diversas — algumas já são utilizadas há muitos anos, como a hidrelétrica, e outras começaram a ser exploradas mais recentemente.
A seguir, você vai conhecer as principais fontes utilizadas e saber um pouco mais sobre elas!
- Energia solar: a luz do sol é o recurso mais abundante em todo o planeta e é fundamental para a manutenção da vida na Terra. Mas, além disso, ela também pode ser usada como fonte de energia.
- Energia eólica: é aquela gerada a partir da força do vento, utilizando aerogeradores — aqueles equipamentos enormes que muitas pessoas chamam de catavento.
- Energia Hidrelétrica: também chamada de energia hidráulica, a energia hidrelétrica é aquela que aproveita a força das águas para a geração de eletricidade..
- Energia de biomassa: gerada a partir da queima de matérias orgânicas.
- Energia geotérmica: usa o calor do interior da Terra para aquecer ambientes ou gerar eletricidade
- Energia maremotriz: gerada pela movimentação de ondas do mar.
Quais são as fontes de energia que não são consideradas limpas?
A energia suja é aquela obtida a partir de fontes que poluem a atmosfera e causam impactos negativos ao meio ambiente. Além disso, essas fontes não são renováveis.
Os exemplos mais comuns de fontes de energia suja são o petróleo, gás natural, gasolina, diesel, carvão mineral e carvão vegetal.
Conte com a Clarke para entrar no Mercado Livre de Energia
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o assunto, que tal comprar energia 100% renovável no Mercado Livre de Energia com a ajuda da Clarke?
Aproveite e faça já uma simulação para descobrir o quanto você pode economizar na conta de luz da sua empresa com o Mercado Livre de Energia. O desconto pode chegar a 40%! Fale com um especialista do nosso time e saiba mais sobre como podemos te ajudar!Compartilhe este texto e siga a Clarke no Instagram, LinkedIn e Facebook.