Veja dez vantagens do Mercado Livre de Energia para empresas

Neste artigo você vai ver

Nos últimos anos, diversas empresas, ao entenderem as vantagens do Mercado Livre de Energia (MLE), estão realizando a sua migração para este ambiente. 

Pudera: os benefícios são muitos, incluindo economia na conta de luz, maior previsibilidade para os gastos corporativos e a possibilidade de investir em energia limpa, melhorando a sustentabilidade do negócio. 

Neste artigo, você vai conhecer essas vantagens de uma forma mais aprofundada, ganhando mais insumos para decidir o momento certo de realizar a sua transição. Confira a seguir.

O Mercado Livre de Energia é uma decisão estratégica para organizações brasileiras

Em poucas palavras, podemos entender o Mercado Livre de Energia como um ambiente no qual vendedores e compradores podem negociar energia elétrica livremente.

Dessa forma, as unidades consumidoras contratam seu fornecimento diretamente com empresas geradoras e comercializadoras, selecionando aquelas que mais fazem sentido para o seu negócio atual.

Trata-se de um sistema oposto ao chamado Mercado Tradicional Cativo, no qual existe a obrigação de comprar energia da distribuidora que atua na área de concessão onde a companhia se encontra.

Assim, para empresas de diferentes setores, a migração para este mercado representa uma verdadeira transformação na forma de lidar com os custos de energia elétrica.

Conforme você verá ao longo deste artigo, os empresários passam a contar com uma série de benefícios, incluindo a autonomia para escolher fornecedores e negociar contratos, otimizando recursos.

Tanto que, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), 21.490 consumidores declararam a intenção de deixar o Mercado Cativo até 2025. Desses, 94,7% são pequenas e médias empresas com consumo abaixo de 500 kW.

Quem pode realizar a migração para o Mercado Livre de Energia?

Desde janeiro de 2024, o MLE foi aberto para todas as empresas de pequeno e médio porte conectadas em média e alta tensão, também conhecidas como Grupo A.

A decisão aconteceu graças à publicação da Portaria nº 50, de setembro de 2022, pelo Ministério de Minas e Energia. 

Desde então, observa-se uma intensificação das campanhas das comercializadoras para conscientizar os gestores de todos os empreendimentos sobre as oportunidades do Mercado Livre. 

E a tendência é que cada vez mais empresas apostem neste ambiente. Os dados estão a favor dessa decisão: segundo a Associação Brasileira de Comercializadores de Energia (ABRACEEL), os consumidores no MLE economizaram R$ 48 bilhões em gastos com eletricidade em 2023. 

Lembrando que, para realizar essa migração, é interessante que as organizações contem com uma assessoria especializada. Este tópico será abordado mais profundamente ao final deste artigo. 

10 vantagens do Mercado Livre de Energia que vale a pena conhecer

Agora que você sabe as principais características do MLE e seu contexto no Brasil, é hora de explorar os benefícios que este ambiente de negócio traz para as empresas de diferentes portes.

São eles: 

1. Liberdade de contratação

Companhias que atuam no mercado livre possuem autonomia para escolher não só os melhores fornecedores, mas também a organização que realizará todo o processo de migração e intermediará a comunicação com a distribuidora e com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). 

É responsabilidade dessa contratante serviços como adaptar a cabine de energia, finalizar a mudança junto à câmara de comercialização e enviar a fatura com o desconto aplicado ao cliente.  

2. Preços mais competitivos

O MLE permite que os consumidores tenham risco zero por meio do desconto garantido, podendo chegar a até 30%, com fatura única e migração simplificada. 

3. Maior previsibilidade para os custos corporativos

Como o mercado livre possui menos burocracias que o tradicional, as unidades consumidoras acertam apenas o que foi consumido. Isso traz mais segurança na hora de projetar os gastos da corporação para os próximos meses.

4. Possibilidade de realizar uma gestão sustentável

Uma vantagem bastante interessante é a abertura para contratação de empresas que trabalhem com energia limpa, vinda de fontes renováveis, como eólicas e fotovoltaicas. Além da economia, trazem um apelo sustentável e consciente para o negócio. 

5. Mais competitividade

Com os custos de contratação de energia elétrica reduzidos, é possível aumentar a competitividade das organizações no mercado, garantindo mais lucros.

6. Mesmo preço de energia no horário ponta e fora ponta

Enquanto no mercado cativo o preço de energia no horário de ponta e fora ponta são sempre diferentes, os consumidores livres podem escolher contratar energia com o mesmo preço. Assim, pagam o mesmo valor da energia, independente de estar consumindo no horário de ponta ou fora ponta.

7. Não aplicação das bandeiras tarifárias 

As bandeiras foram criadas como forma de compensar o aumento no custo dos encargos do setor elétrico. No MLE, elas não existem. 

8. Mais flexibilidade

No momento da contratação, a unidade consumidora tem a opção de escolher a quantidade de energia de acordo com seu perfil de consumo e a sazonalidade do seu processo produtivo. Além disso, é possível selecionar o período de contração, que pode ser de curto, médio e longo prazo. 

9. Desconto no TUSD

Ao adquirir energia incentivada, o consumidor pode ter desconto de até 100% na tarifa de uso do sistema de distribuição (TUSD). 

10. Alocação e venda de energia

Caso a unidade consumidora possua mais de uma unidade (matriz e filial), a energia contratada poderá ser alocada entre elas. Outra possibilidade é a venda da energia contratada e não consumida.

Existem desvantagens do Mercado Livre de Energia?

Empresas que optaram por fazer a migração para o MLE podem, sim, encontrar alguns obstáculos ao longo do caminho. Entre eles, vale citar: 

  • Complexidade no processo de mudança: este ocorre em etapas sucessivas e cada uma delas demanda um tipo de atenção específica da empresa contratante;
  • Investimentos na implantação de um novo sistema de medição: conhecido como “SMF”, o Sistema de Medição para Faturamento é o medidor do fluxo de energia utilizado pela CCEE no ambiente livre;
  • Compromissos regulares com o CCEE: entre as obrigações, estão os registros de contratos firmados, a apresentação de determinadas documentações e a manutenção de dados cadastrais e técnicos, entre outras. 

A boa notícia é que esses desafios podem ser superados com a ajuda de uma empresa especializada, que garantirá que a migração seja feita dentro da conformidade e que os compromissos sejam cumpridos. 

Por que vale a pena contratar uma gestora de energia ao migrar?

Conforme foi pontuado neste artigo, a migração para o MLE traz inúmeros benefícios para companhias de diferentes portes, tornando-as mais competitivas no mercado.

Essas vantagens podem ser ainda mais aproveitadas quando se contrata uma gestora de energia. Trata-se de uma empresa especializada no setor energético e que oferece orientação profissional para as unidades consumidoras, incluindo: 

  • Análise de viabilidade de migração e soluções energéticas;
  • Reports e acompanhamento do projeto de migração; 
  • Comparativo de contas (Mercado Livre x Mercado Regulado);
  • Monitoramento e comunicação com atualizações do setor;
  • Relatório mensal de economia, projeções orçamentárias e acompanhamento de eventos financeiros;
  • Relatório estratégico de contratação de energia e de cross-selling.

Todos estes itens fazem parte do portfólio de entregas da Clarke. 

Conte com a Clarke para aproveitar as vantagens do Mercado Livre de Energia

Após entender com mais profundidade as vantagens do MLE, que tal iniciar a sua migração para este ambiente com o suporte da Clarke? 

Aproveite e faça já uma simulação para descobrir o quanto você pode economizar na conta de luz da sua empresa com o Mercado Livre de Energia. O desconto pode chegar a 40%! Fale com um especialista do nosso time e saiba mais sobre como podemos te ajudar!

Lembre-se de seguir a Clarke no Instagram, LinkedIn e Facebook

Picture of Maria Beatriz Pacheco

Maria Beatriz Pacheco

Todos os
nossos textos
Quer aprender mais sobre o mercado livre de energia?
Se inscreva na nossa newsletter e receba insights exclusivos, análises especializadas e atualizações do setor diretamente na sua caixa de entrada.