Empresas que têm interesse em entrar no Mercado Livre de Energia devem, na sua grande maioria, contar com o suporte de uma gestora de energia.
Esta prestadora de serviços é responsável por conduzir todas as etapas burocráticas da migração junto aos órgãos reguladores, além de garantir que os clientes consigam fechar os melhores negócios dentro do mercado de energia.
Confira, a seguir, um conteúdo completo sobre a relevância desse tipo de contratação para os empreendimentos brasileiros.
O que é uma gestora de energia?
Ao decidir migrar para o Mercado Livre de Energia (MLE), as unidades consumidoras encontram uma série de exigências. Elas podem ser bastante complexas, principalmente para quem não possui conhecimento sobre o setor elétrico.
É aqui que entra a relevância das gestoras de energia, empresas especializadas em dar suporte no desenvolvimento de todos os passos necessários para essa transição. Além de conduzir as negociações envolvidas. O objetivo é permitir que as necessidades dos clientes sejam atendidas da melhor forma.
Assim, ao longo dos meses, essa prestadora de serviços não só garante o cumprimento de todas as regras estabelecidas na regulamentação do MLE. Mas também contribui para que as companhias aproveitem as oportunidades de economias adicionais.
Portanto, os profissionais envolvidos utilizam sua expertise e inteligência de mercado para mostrar os melhores momentos para compra de energia e como usar as flutuações dos valores a favor do negócio.
Leia também | Gestão de energia elétrica: como é feita e qual é a importância
Quais são as vantagens de contratar uma gestora de energia?
O Mercado Livre de Energia é um ambiente onde diversos negócios acontecem o tempo todo, contando com particularidades que precisam ser compreendidas para garantir os contratos mais interessantes.
Dessa forma, ao acionar uma gestora de energia, a UC pode contar com um atendimento personalizado para entrar em contato com os fornecedores que melhor atendam às suas necessidades.
Outros benefícios que vale a pena conhecer são:
- Auxílio durante o processo de migração para o MLE e adesão à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE);
- Ajuda na definição do volume de energia a ser utilizado e flexibilidades importantes ao contratar, maximizando os ganhos e reduzindo desperdícios e gastos desnecessários;
- Negociação dos melhores preços e condições com os fornecedores;
- Busca por soluções mais sustentáveis de consumo energético, o que é extremamente positivo para a reputação da marca em um mercado com consumidores cada vez mais conscientes;
- Monitoramento periódico dos resultados e relatórios de consumo que contribuam com decisões mais estratégicas.
É válido ressaltar que cada gestora possui características próprias que podem ser analisadas antes da contratação. A Clarke, por exemplo, conta com uma plataforma exclusiva que garante os melhores preços de energia a partir de mais de 60 fornecedores
Para que tipo de consumidor é indicado contratar uma gestora de energia?
De forma geral, esse serviço é mais recomendado para consumidores livres. Ou seja, aqueles que fazem parte ou desejam migrar para o Mercado Livre de Energia.
Ainda assim, empresas que não estão nesse ambiente também podem contratar uma gestora de energia para conduzir estudos e análises preliminares.
Além disso, essa prestadora de serviços pode utilizar sua inteligência de mercado para ajudar as organizações a tomarem as melhores decisões – inclusive realizando um estudo de viabilidade para analisar as possibilidades de mudança para o MLE.
Qual a diferença entre gestora e comercializadora de energia?
Existem dois tipos de suporte que as companhias que estão no MLE podem solicitar: o das comercializadoras de energia e o das gestoras de energia.
No primeiro caso, essa empresa irá mostrar qual o melhor momento para comprar energia. Contudo, é preciso deixar um alerta: a comercializadora atua tanto na compra como na venda, o que pode fazer com que ela faça uma leitura mais enviesada do mercado, visando garantir o próprio lucro.
Isso significa que o cliente consegue, sim, adquirir energia a um preço mais interessante do que se tivesse comprado diretamente da distribuidora. Mas, em muitos casos, nem sempre o contrato firmado é o mais barato ou o mais adequado para o seu modelo de negócio.
Por sua vez, a gestora de energia tem como objetivo satisfazer os interesses dos consumidores em primeiro lugar, uma vez que não lucra com a venda de energia. Portanto, ela busca de fato o melhor preço disponível por meio do estímulo da concorrência.
Como escolher uma gestora de energia?
A pesquisar a gestora de energia que irá atender a sua empresa, um dos pontos mais importantes é garantir que ela opere totalmente livre de conflitos de interesse.
Esse cuidado garante que a sua organização seja aconselhada de maneira imparcial em relação às oportunidades disponíveis no MLE. O que evita que você contrate soluções que, no futuro, vão se mostrar inadequadas.
Outra questão relevanteé que a gestão de energia oferecida não deve estar focada em garantir apenas uma melhoria momentânea na unidade consumidora.
Na verdade, a prestadora de serviço deve realizar um processo contínuo de monitoramento das situações dos clientes para que eles não voltem a ter as suas contas de luz elevadas.
No fim do dia, a gestora de energia deve atuar como uma verdadeira parceira do negócio, pois apoia os caminhos mais adequados e garantindo que ele cresça de forma sustentável por muitos anos.
Segundo a nossa Head de Gestão de Clientes, Monique Batista dos Santos, “a Clarke, por exemplo, atua como uma grande aliada dos nossos clientes. Nosso foco é realizar uma gestão mais ativa e consultiva, focada em oferecer soluções que contribuam com o aumento da competitividade das empresas nos mercados onde atuam.”
Garanta uma gestão de energia eficaz e segura com os especialistas da Clarke
Você sabia que a Clarke é um marketplace com mais de 50 fornecedores cadastrados?
Após uma análise cuidadosa da realidade do seu empreendimento, mostramos qual é a opção mais indicada para atender as suas necessidades.
Aproveite que você chegou até aqui e faça agora mesmo uma simulação para descobrir o quanto você pode economizar na conta de luz da sua empresa com o Mercado Livre de Energia. O desconto pode chegar a 40%!
Lembre-se de compartilhar este texto e seguir a Clarke no Instagram, LinkedIn e Facebook para ficar por dentro de todas as nossas novidades.