O Mercado Livre de Energia para pequenas empresas é vantajoso?

O Mercado Livre de Energia para pequenas empresas pode ser bastante vantajoso, já que os custos com infraestrutura podem ser mínimos.
Até 40% de economia na conta de luz?

No mercado livre de energia é possível!
Receba um estudo de viabilidade gratuito.

Análise gratuita [blogpost]

Faça uma
análise gratuita!

Descubra se a sua empresa pode aproveitar as vantagens do mercado livre de energia com a Clarke

O Mercado Livre de Energia é um ambiente de contratação onde os consumidores podem escolher seus fornecedores de energia elétrica, negociando prazos, preços e outras condições contratuais. Diferentemente do mercado cativo, onde as tarifas são reguladas pelo governo e o fornecimento é feito pelas distribuidoras locais, no Ambiente de Contratação Livre (ACL) há liberdade para negociar diretamente com geradores e comercializadores.

Para pequenas e médias empresas, os gastos com energia elétrica representam uma parcela significativa das despesas operacionais — eles podem chegar a 10% do faturamento mensal.

Diante disso, buscar alternativas para otimizar o consumo e reduzir despesas é fundamental para manter a competitividade. O Mercado Livre de Energia é vantajoso para pequenas empresas e, aqui neste conteúdo, você vai conhecer os benefícios e o passo a passo para fazer a migração. Acompanhe!

Vantagens do Mercado Livre de Energia para pequenas empresas

A adesão ao ACL oferece diversos benefícios para pequenos empresários. Conheça os principais!

Redução de custos

A migração para o Mercado Livre de Energia pode trazer uma redução de até 40% na conta de luz, dependendo do perfil de consumo e das condições negociadas. Essa economia acontece, principalmente, pela possibilidade de negociar preços mais competitivos diretamente com os fornecedores.

Liberdade de escolha

No ACL, as empresas podem selecionar os fornecedores que melhor atendem às suas necessidades, considerando fatores como preço, prazo, qualidade do serviço e origem da energia. E essa liberdade facilita a gestão estratégica do consumo energético.

Flexibilidade contratual

Diferente do que acontece no mercado cativo, onde os contratos são padronizados, no Mercado Livre de Energia é possível negociar prazos, volumes e outras condições, de acordo com as particularidades de cada consumidor. Isso proporciona maior adequação às demandas específicas do negócio.

Investimento reduzido na comparação com placas solares

Enquanto a instalação de sistemas de energia solar requer um alto investimento inicial e disponibilidade de espaço físico, a migração para o ACL não demanda infraestrutura adicional significativa. Por isso, ela é uma alternativa mais acessível para muitas empresas.

Aquisição de energia limpa sem custo adicional

No ACL é possível optar por contratar energia proveniente de fontes renováveis, adotando práticas sustentáveis sem necessariamente ter custos adicionais. Isso é especialmente importante para empresas que estão comprometidas com a responsabilidade socioambiental e usam esse comprometimento como diferencial competitivo no mercado.

Pequenas empresas no Mercado Livre de Energia

Antes de 2024, pequenas empresas não podiam migrar para o Mercado Livre de Energia, pois era exigida a demanda mínima contratada de demanda mínima contratada de 500 kW. Porém, desde 2024 todas as empresas do grupo A de energia passaram a ter acesso ao ACL e, desde então, o número de pequenos negócios no Mercado Livre de Energia vem crescendo de forma expressiva. 

Form-Final

Preencha seus dados para fazer a simulação

Vamos precisar apenas de alguns dados de sua empresa para saber o potencial de economia no mercado livre de energia.

O Mercado Livre de energia atualmente atende apenas empresas do grupo A (Alta e Média tensão) ainda não chegou essa solução para residências e pessoas Físicas.

Preencha seus dados para fazer a simulação

Em 2024, mais de 26.800 consumidores fizeram a migração, o que supera em mais de três vezes o número de empresas que migraram em 2023 — cerca de 7.400. Desse total, aproximadamente 92% eram empresas com demanda inferior a 500 kW. Ou seja, a grande predominância foi de negócios de menor porte, segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica.

Os setores de comércio e serviço lideraram as migrações, representando cerca de 50% das novas adesões. Supermercados, padarias, farmácias e escritórios estão entre os principais estabelecimentos que optaram pelo Mercado Livre de Energia buscando maior competitividade e previsibilidade financeira.

Para 2025, a expectativa é de continuidade nesse movimento. Cerca de 37 mil empresas devem migrar para esse modelo de compra até o final do ano, o que mostra as vantagens do Mercado Livre de Energia para pequenas empresas. Clique aqui e saiba mais.

Mudanças recentes favorecem pequenas empresas

A abertura do ACL para todos os consumidores de alta tensão, implementada em 2024 pela Portaria 50/2022, foi uma das principais mudanças que facilitaram a entrada de pequenas empresas no Mercado Livre de Energia. Com essa nova regulamentação, empresas de menor porte passaram a ter a oportunidade de negociar diretamente suas condições de fornecimento de energia e usufruir de todas as vantagens do Mercado Livre.

Além disso, a simplificação de processos de migração e a atuação de comercializados varejistas têm contribuindo para que pequenas empresas ingressem no ACL de forma mais descomplicada. Essas comercializadoras assumem a responsabilidade pela representação das empresas perante a CCEE e auxiliam na gestão das operações diárias, tornando o processo mais acessível e menos burocrático para negócios que não têm ainda uma estrutura dedicada para essa finalidade.

Um banner escrito a energia ficou mais cara de novo? venha para a clarke pare de perder dinheiro

Como funciona o Mercado Livre de Energia para pequenas empresas?

A migração para o ACL envolve algumas etapas que devem ser seguidas pelas empresas interessadas. Embora o processo pareça complexo, com o suporte adequado é possível fazer isso de forma tranquila.

Confira o passo a passo do processo de migração:

  1. análise de viabilidade: o primeiro passo é avaliar o perfil de consumo da empresas para determinar se a migração é vantajosa. isso inclui a verificação da demanda contratada, do padrão de consumo e dos custos atuais com energia elétrica;
  2. adequação técnica: a empresa deve realizar as adaptações necessárias no seu sistema de medição de energia, conforme as exigências da CCEE, o que pode envolver a instalação de equipamentos específicos para o monitoramento do consumo;
  3. contratação de uma comercializadora varejista: para facilitar o processo, pequenas empresas devem contratar uma comercializadora varejista, que atuará como intermediária na compra de energia e na gestão de contratos;
  4. negociação do contrato: depois, é preciso definir os termos do fornecimento, como volume contratado, preço e período de vigência do contrato;
  5. registro na CCEE: a empresa precisa ser cadastrada na CCEE para operar no Mercado Livre de Energia;
  6. início do fornecimento: após a finalização do processo, a empresa começa a consumir a energia adquirida no ACL e a usufruir dos benefícios dessa modalidade.

Como uma gestora pode ajudar pequenas e médias empresas no Mercado Livre de Energia?

As gestoras de energia são empresas que desempenham um importante papel na transição dos consumidores para o ACL. Entre as suas principais funções, estão:

  • gestão de riscos: as gestoras monitoram as variações nos preços e orientam as empresas na tomada de decisões estratégicas para minimizar os riscos financeiros;
  • estratégia de compra e venda: elas avaliam as melhores condições de compra e, em alguns casos, ajudam na revenda do excedente de energia, o que traz ainda mais eficiência para a gestão do consumo;
  • otimização de contratos: ajudam a negociar condições mais favoráveis, sempre considerando as necessidades específicas de cada empresa;
  • acompanhamento regulatório: a legislação sobre o Mercado Livre de Energia vem passando por uma série de mudanças e as gestoras mantêm os seus clientes sempre atualizados sobre as regras do setor, evitando problemas legais e operacionais.

Saiba mais sobre a Clarke em nosso site e receba uma análise gratuita para entender se o Mercado Livre de Energia realmente é a melhor solução para a sua empresa 

Mercado Livre de energia descomplicado

Veja na prática como a Clarke Energia usa tecnologia e expertise para gerar até 40% de economia na conta de luz da sua empresa de forma descomplicada.

Quer aprender mais sobre o mercado livre de energia?

Se inscreva na nossa newsletter e receba insights exclusivos, análises especializadas e atualizações do setor diretamente na sua caixa de entrada.