Calcule seu potencial de economia

Edit Content

Você entende a sua fatura de energia de alta tensão? Confira dicas

Neste artigo você vai ver

Por Antônio Ramalho, colunista do Time Clarke

Estabelecimentos de médio e grande porte, classificados como alta tensão, possuem uma forma diferente de cobrança de energia  quando comparado ao residencial que somos acostumados. Esse grupo paga valores diferentes de tarifa conforme o horário que consomem a energia, como  também pagam por algo chamado demanda, que é uma forma de aluguel da rede de energia.

Você tem dúvidas sobre como ler a fatura de energia da sua empresa? No texto de hoje, o time Clarke explica como realizar a leitura da fatura do grupo A de algumas das principais distribuidoras do Brasil. Confira!

Como saber se a sua empresa está conectada à alta tensão?

São classificados como alta tensão, todos os empreendimentos que possuem um transformador de energia alimentado em média tensão (aqueles dispositivos metálicos grandes, que geralmente ficam em postes e são conectados às redes de energia da concessionária). Geralmente, possuem uma conta de luz superior à R$ 10K. 

Um ponto importante é que os consumidores do Grupo A podem realizar a migração para o Mercado Livre de Energia (ACL). O Mercado Livre de Energia é um ambiente 100% virtual onde o consumidor tem a liberdade de negociar diretamente com os fornecedores de energia condições de preço e prazo, e pode escolher aquele que entrega as melhores condições  para a empresa.

Saiba mais sobre o Mercado Livre de Energia através do link.

Como ler a fatura de energia?

As imagens acima são um exemplo de fatura da distribuidora que abrange as regiões de Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas, Rio Grande do Sul, Amapá e Goiás.

  • Consumo de energia (kWh): Esse é o item mais próximo ao nosso faturamento residencial, quanto mais consumimos, maior o valor pago. A diferença é que, dependendo do horário do consumo, o valor é mais alto ou mais baixo.
    1.1 Consumo ponta: Horário do dia que a tarifa é mais cara, sempre são 03 horas diárias nos dias de semana, geralmente das 17:00 às 20:00 (o horário pode sofrer alterações em cada estado).
    1.2 Consumo fora ponta: Horário do dia em que a tarifa é mais barata, o restante dos horários. Nos sábados, domingos e feriados, o consumo de energia é sempre considerado como no horário fora ponta.
  • Medição: Nessa parte da fatura, temos as grandezas medidas e lidas pela concessionária de energia elétrica, é o local que podemos fazer a auditoria entre o lido e o cobrado pela mesma.
  • Demanda de energia (kW): Esse item é um pouco diferente do que estamos habituados, mas se compararmos energia com fornecimento de água, a energia seria o volume de água que consumimos e a demanda seria o tamanho (secção) da tubulação que a concessionária leva até nosso medidor.
  • Energia reativa excedente (kVARh): A Energia Reativa faz referência a qualidade de energia que o empreendimento está demandando da concessionária. A utilização de equipamentos antigos, ineficientes demanda uma energia “ruim” da rede, por isso ocorre essa multa, para incentivar que o consumidor adeque sua instalação elétrica interna. A correção desse problemática é feita através de bancos de capacitores, que regulam a eficiência nesse sentido.
  • Contribuição de iluminação pública – CIP: É a taxa de iluminação pública, o valor é definido pela prefeitura, que repassa a informação para as concessionárias. Nesse item em específico, apenas a prefeitura vai conseguir te detalhar sobre a base de cálculo e acatar reclamações.

    Conheça os principais Impostos aplicáveis também na alta tensão:

  • ICMS: Imposto estadual aplicável em toda a fatura de energia, é definido pelo estado e varia de acordo com o tipo de empreendimento (industrial, comercial, residencial).
  • PIS: Programa de Integração Social, destinado a promover a integração do empregado na vida e no desenvolvimento das empresas. Tem sua alíquota definida pelo governo federal.
  • COFINS:  Contribuição para Financiamento da Seguridade Social. Tem sua alíquota definida pelo governo federal.

Compre energia 100% renovável com a Clarke

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o assunto, que tal comprar energia 100% renovável no Mercado Livre de Energia com a ajuda da Clarke?

Aproveite e faça já uma simulação para descobrir o quanto você pode economizar na conta de luz da sua empresa com o Mercado Livre de Energia. O desconto pode chegar a 40%! Fale com um especialista do nosso time e saiba mais sobre como podemos te ajudar!

Compartilhe este texto e siga a Clarke no Instagram, LinkedIn e Facebook.

Picture of Maria Beatriz Pacheco

Maria Beatriz Pacheco

Todos os
nossos textos
Quer aprender mais sobre o mercado livre de energia?
Se inscreva na nossa newsletter e receba insights exclusivos, análises especializadas e atualizações do setor diretamente na sua caixa de entrada.