Uma das etapas mais importantes na elaboração dos contratos no Mercado Livre de Energia é a definição dos atributos de sazonalização, modulação e flexibilidade.
Se bem-ajustadas aos padrões de consumo do cliente, estas três características otimizam o contrato, reduzindo perdas e maximizando a economia na conta de luz.
Mas, afinal, o que é sazonalização, modulação e flexibilidade em contratos de energia?
O que é sazonalização de energia?
A sazonalização permite que sejam estabelecidos volumes diferentes de energia para determinados meses do ano, para melhor se ajustar à real demanda.
O prazo máximo para a sua empresa solicitar isso ao vendedor é o mês de novembro do ano anterior ao início do fornecimento.
O que é flexibilidade de energia?
A flexibilidade é o atributo que garante que o preço da energia acordado no contrato será mantido mesmo que haja um consumo superior ou inferior ao limite estabelecido.
Por exemplo, uma flexibilidade de 50% garante que o seu negócio pagará o mesmo valor de MWh tanto para o caso de ele consumir só metade da energia contratada quanto caso ele use 50% a mais do que o acordado.
O que é modulação de energia?
A modulação é o ajuste do volume de energia comprado de acordo com as horas e os preços do dia.
Esse mecanismo permite otimizar a compra em função do funcionamento da sua empresa e dos valores do mercado, evitando assim desperdícios. Um contrato que prevê a compra de um volume igual de energia ao longo do dia é chamado de flat.
Clarke Energia te ajuda a ter o contrato ideal
Agora que você já sabe o que é sazonalização, modulação e flexibilidade, que tal economizar com o contrato de energia ideal? Os especialistas da Clarke estão prontos para encontrar o melhor fornecedor do mercado para ajudar a sua empresa a reduzir em até 30% a conta de luz!
Faça já uma simulação e descubra o quanto você pode poupar. Caso tenha dúvida sobre os nossos serviços, entre em contato conosco. Nossos especialistas terão prazer em ajudá-lo!
Compartilhe este texto e siga a Clarke no Instagram, LinkedIn e Facebook.