A conta de luz ficará mais cara para os mais de 1,9 milhão de consumidores da CEEE Equatorial no Rio Grande do Sul. Conforme divulgado pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), os novos valores do reajuste anual da distribuidora entram em vigor já nesta sexta-feira (22).
O aumento será ainda mais significativo para os consumidores atingidos na alta tensão, com uma média de 5,39%.
Os novos valores levam em conta os diferimentos tarifários aprovados nas regiões atingidas pelas fortes chuvas no estado em maio, com o intuito de garantir neutralidade de efeito para consumidores e distribuidores.
Neste caso, a CEEE Equatorial apresentou uma proposta de diferimento no valor total de R$ 372,5 milhões, com o objetivo de que o efeito médio fosse próximo ao IPCA durante o período de 12 meses.
Relembre os impactos das chuvas no Rio Grande do Sul no setor elétrico
Em maio de 2024, o estado do Rio Grande do Sul foi atingido por fortes temporais. A maior tragédia climática da história do Estado deixou pelo menos 200 mortos e atingiu mais de 2 milhões de gaúchos.
Tempestades e alagamentos podem danificar as linhas de transmissão que conectam o sistema elétrico nacional, prejudicando o fluxo de energia entre as regiões. Essas falhas no fornecimento de eletricidade no Sul podem provocar desequilíbrios no sistema, exigindo ajustes complexos na operação e no despacho das usinas para garantir a estabilidade do abastecimento.
Além dos impactos na geração de energia, a disponibilidade de gás natural, insumo essencial para as usinas termelétricas, também pode ser afetada pelas condições climáticas no Rio Grande do Sul. Durante períodos de estiagem, a redução da geração hidrelétrica no Sul leva a um aumento no uso de termelétricas a gás, elevando a demanda por esse combustível. Esse aumento de consumo pode afetar o abastecimento de gás natural em outras regiões do Brasil, comprometendo a segurança energética do país.
O que é o reajuste tarifário anual?
O rejuaste tarifário anual é um processo de atualização anual das tarifas de energia de cada distribuidora. Com o intuito de preservar o equilíbrio financeiro e econômico do contrato de concessão, ele é estabelecido pela Aneel.
Como o próprio nome bem diz, o reajuste tarifário anual da distribuidora acontece uma vez ao ano, na data que consta em seu contrato de concessão. Essa data recebe o nome de “aniversário” de reajuste.
Existe diferença entre reajuste tarifário anual e revisão tarifária periódica?
Sim, o reajuste tarifário anual já está estabelecido pelo contrato, e ocorre sempre na mesma data todo ano. Já a revisão tarifária periódica provoca um reavaliação completa das tarifas pela Aneel.
Ou seja, o reajuste anual visa a atualização das tarifas com base em índices econômicos (inflação, variação do custo da energia), enquanto a revisão periódica reavalia todos os custos da distribuidora de forma mais detalhada, ajustando a tarifa de acordo com os investimentos realizados e a eficiência da operação.
De qualquer modo, ambos os processos são fundamentais para garantir a sustentabilidade financeira das distribuidoras de energia e, ao mesmo tempo, assegurar que as tarifas sejam justas e compatíveis com os custos e investimentos no setor.
Também existe reajuste no Mercado Livre de Energia?
No Mercado Livre de Energia, o consumidor tem a liberdade de escolher o próprio fornecedor de energia, e a distribuidora fica responsável somente pela entrega. O consumidor tem a liberdade de negociar diretamente com o fornecedor condições como preço, prazo, e até mesmo o tipo de energia contratada. Essa liberdade pode gerar uma economia de até 40% na conta de luz.
Mas, os consumidores livres não estão isentos de reajustes. Nos contratos de fornecimento de energia, já consta o reajuste anual dos preços a serem contratados, o que permite maior previsibilidade ao consumidor.
Para garantir os contratos de energia mais vantajosos, o recomendado é contratar uma gestora de energia.Pois, ao resolver migrar para o Mercado Livre de Energia, as unidades consumidoras encontram uma série de exigências. Elas podem ser bastante complexas, principalmente para empresas que não possuem especialistas no setor elétrico.
Neste cenário, a gestora facilita todo o processo para o cliente. Além de conduzir as negociações envolvidas, contribuindo para que as companhias aproveitem as oportunidades de economias adicionais.
Migre para o Mercado Livre de Energia com a Clarke
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o assunto, que tal comprar energia 100% renovável no Mercado Livre de Energia com a ajuda da Clarke? Somos uma gestora independente, com mais de 70 fornecedores disponíveis em nosso marketplace.
Aproveite e faça já uma simulação para descobrir o quanto você pode economizar na conta de luz da sua empresa com o Mercado Livre de Energia. O desconto pode chegar a 40%! Fale com um especialista do nosso time e saiba mais sobre como podemos te ajudar!
Compartilhe este texto e siga a Clarke no Instagram, LinkedIn e Facebook.