Parece que a pandemia não desacelerou tanto o consumo de energia elétrica em 2021, quanto no ano passado. Segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), divulgados no dia 4 de maio, o consumo de energia elétrica no Brasil em março de 2021 foi o maior desde 2004, quando começou a série histórica.
Ainda em março, medidas emergenciais foram tomadas para evitar o avanço da Covid-19 e muitas empresas foram obrigadas a fechar ou a funcionar em horário reduzido. No entanto, puxado principalmente pela indústria e pelo residencial, o consumo de energia ficou num patamar elevado.
Foi registrado um consumo nacional de 43.447 GWh no mês de março, um aumento de 6% em relação ao mesmo mês do ano anterior.
O balanço mostrou ainda que todas as regiões do país tiveram alta no consumo de energia:
- Sudeste: +8,4%
- Nordeste: +4,6%
- Sul: +3,9%
- Norte: +3,3%
- Centro-Oeste: +1,5%
Em relação à classe de consumo, a indústria foi o destaque:
- Indústria: +11,3%
- Residencial: +6,1%
- Comercial: +1,4%
Consumo em alta e produção em baixa
A dificuldade para a geração de energia elétrica, em contrapartida ao alto consumo, fez com que a conta de luz ficasse ainda maior para os consumidores. Por isso, o mês de maio será de bandeira vermelha patamar 1. Isso quer dizer que a cada 100 kWh consumidos, terá uma cobrança extra de R$4,16.
No acumulado dos últimos meses, o cenário é diferent
Quando olhamos os últimos 12 meses, o consumo de energia caiu 0,5%. A queda maior foi do setor comercial, com 11,1%.
- Brasil: -0,5%
- Residencial: +5,5%
- Industrial: +0,9%
- Comercial: -11,1%
Mercado Livre de Energia teve aumento de 14,1% em março
Em relação ao ambiente de contratação de energia, o ambiente de contratação livre cresceu 14,1% no consumo. Já o mercado cativo, que é o mais comum de contratação (usado pela maioria dos consumidores de energia), o crescimento foi de 1,8%.
Quer ajuda para economizar na conta de luz?
Aqui na Clarke somos especialistas em reduzir a conta de luz de empresas. Olhamos a conta de luz e ajudamos a encontrar a demanda contratada e tarifa de energia mais adequadas. Além de trazer o Mercado Livre de Energia até a sua empresa. Quer saber se você consegue economizar com a gente? Faça a simulação em clarke.com.br/simulador.
Quer saber como? Entre em contato conosco!
Um abraço.