Consumo de energia cresce 3,7% no ano; veja como economizar

O consumo de energia elétrica no Brasil segue em alta, valor que também pode ser refletido nos preços para os consumidores
Até 40% de economia na conta de luz?

No mercado livre de energia é possível!
Receba um estudo de viabilidade gratuito.

Análise gratuita [blogpost]

Faça uma
análise gratuita!

Descubra se a sua empresa pode aproveitar as vantagens do mercado livre de energia com a Clarke

O consumo de energia elétrica no Brasil segue em alta. De 2022 a 2023, ocorreu um aumento de 3,7%, e o país alcançou a marca de 69.363 MW médios. Os dados foram divulgados pela Câmera de Comercialização de Energia Elétrica. 

Segundo um balanço anual divulgado pela CCEE nesta segunda-feira (2), um dos fatores que ajuda a explicar este aumento na conta de luz é o aumento das temperaturas. Os três setores que tiveram o maior aumento foram saneamento (23,6%), comércio (16,8%) e serviços (14,5%).

Deseja saber mais sobre o assunto? Então, não deixe de ler o novo texto preparado pelo time da Clarke!

Aumento no consumo de energia é quase unanimidade nas regiões

Apenas dois estados registraram um consumo de energia inferior à 2022: Amapá (-0,1%) e Rio Grande do Sul (-0,3). As altas mais expressivas foram registradas no Maranhão (33,8%), Mato Grosso (9,6%) e Acre (11,6%).

“As ondas de calor que atravessaram o país no segundo semestre e o bom desempenho de alguns setores da economia foram os principais fatores para o aumento. O uso mais intenso de eletrodomésticos como ventiladores e ar-condicionado alavancou a demanda, especialmente nos últimos meses do ano, quando as temperaturas bateram recorde em boa parte do país”, destaca comunicado emitido pela CCEE.

Como economizar na conta de luz?

Como a gente bem sabe, o consumo de energia elétrica tem relação direta no valor da conta de luz. E, segundo a CCEE, o consumo de energia no mercado cativo subiu 2,5%. Por mais que as empresas tenham medidas para reduzir esse consumo, como desligar os aparelhos, a migração para o Mercado Livre de Energia é a melhor solução para as empresas do grupo A que desejam economizar na conta de luz.

Mercado Livre de Energia é opção para empresas

No Brasil, a compra de energia elétrica pode acontecer no Ambiente de Contratação Regulada (ACR). E no Ambiente de Contratação Livre (ACL), também conhecido como Mercado Livre de Energia. 

Form-Final

Preencha seus dados para fazer a simulação

Vamos precisar apenas de alguns dados de sua empresa para saber o potencial de economia no mercado livre de energia.

O Mercado Livre de energia atualmente atende apenas empresas do grupo A (Alta e Média tensão) ainda não chegou essa solução para residências e pessoas Físicas.

Preencha seus dados para fazer a simulação

No ACL, as empresas ficam reféns dos preços da distribuidora, pagam um valor que pode variar bastante durante os meses e estão sujeito às bandeiras tarifárias. Já no ACL,  o consumidor tem a liberdade de escolher o fornecedor que melhor se adequa à sua realidade. Essa concorrência pode gerar uma economia de até 40% na conta.

Além disso, o consumidor livre negocia diretamente com o fornecedor as formas de pagamento, demanda contratada e tipo de energia, o que permite maior previsibilidade. 

Compre energia 100% renovável com a Clarke

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o assunto, que tal comprar energia 100% renovável no ACL com a ajuda da Clarke?

Aproveite e faça já uma simulação para descobrir o quanto você pode economizar na conta de luz da sua empresa com o Mercado Livre de Energia. O desconto pode chegar a 40%! Fale com um especialista do nosso time e saiba mais sobre como podemos te ajudar!

Compartilhe este texto e siga a Clarke no Instagram, LinkedIn e Facebook. 

 

Mercado Livre de energia descomplicado

Veja na prática como a Clarke Energia usa tecnologia e expertise para gerar até 40% de economia na conta de luz da sua empresa de forma descomplicada.

Quer aprender mais sobre o mercado livre de energia?

Se inscreva na nossa newsletter e receba insights exclusivos, análises especializadas e atualizações do setor diretamente na sua caixa de entrada.