Cuidar da saúde é tendência. Segundo dados da IHRSA (International Health Racquet & Sportsclub Association), o Brasil é o segundo país com maior número de academias no mundo. Em cinco anos, esse valor aumentou em 133%. Diante de tamanha concorrência cabe, aos empreendimentos do setor, buscar maneiras de se destacar e atrair novos clientes.
Alex Venturi, sócio da renomada academia Champs Fitness, localizada no Rio de Janeiro, está no mercado desde 1992. Para ele, o segmento está cada vez mais profissional e extremamente disputado. “O desafio de hoje, para mim, para o nosso tamanho, para o nosso perfil de academia, é ser diferente. Se eu for igual a todo mundo, eu vou ser engolido pelo maior. Eu preciso ser diferente, eu preciso oferecer alguma coisa que os outros não oferecem”, comenta.
Como em qualquer outros negócios, o custo influencia muito, incluindo o de energia elétrica. Ciente do problema, Alex Venturi buscou maneiras de economizar na conta de luz, para reinvestir no próprio negócio. Pelas vantagens, o empresário optou pelo Mercado Livre de Energia e, após finalizar a migração, viu as despesas com energia despencarem de um mês para o outro.
Por que o Mercado Livre de Energia?
Alex relembra que recebeu inúmeras propostas de energia solar. No entanto, o investimento não pareceu atrativo.
“A gente recebeu muitas propostas de instalação de painel solar, mas primeiro que a gente não tenha uma área de telhado suficiente para instalar quantidade de painéis solares que suprissem a nossa demanda. Obviamente você paga o custo do painel solar com a economia que você faz na conta, mas o payback é longo, são cinco anos, sete anos”, comenta.
Com a Portaria 50/2022, o Mercado Livre de Energia foi aberto para todo o grupo A, o que permitiu que muitas empresas iniciassem o processo de migração, incluindo a Champs. “É, foi uma coisa curiosa, porque quando eu tomei conhecimento dessa mudança de limite de consumo para poder entrar no mercado livre, eu comecei a me preparar, eu comecei a procurar várias empresas que faziam essa intermediação de compra no mercado livre, eu tinha várias empresas listadas, aí exatamente nesse momento a Clarke me procurou”, relembra Alex.
Os diferenciais Clarke que brilharam os olhos do Alex
Para o empresário, clareza, objetividade e simplicidade são as palavras que melhor definem a proposta apresentada pelo nosso time de especialistas. “Eu já conheci o mercado, eu quis ouvir a proposta. Eu gostei muito da clareza nas informações, da facilidade onde as informações foram colocadas, como a gente não teve nenhum entrave, não teve nada escondido, nada nas entrelinhas, foi tudo muito transparente, muito rápido, o retorno da Clarke foi muito rápido.”, enaltece.
No marketplace da Clarke, são mais de 70 fornecedores disponíveis. No caso da academia, mais de 10 propostas foram enviadas em poucos dias, o que, para o empreendedor, trouxe muita segurança para a negociação.
“Quando você traz uma proposta só, você olha e fala, nossa, mas será que não dá para sermelhor? Será que não tem outra oferta? Quando você traz várias propostas, vários fornecedores de energia, vários contratos diferentes, várias opções com mais risco, com menos risco, com mais custo, com menos custo, mais longas, mais curtas, isso dá segurança que você está tendo um grande pool de opções e que, realmente, junto com a consultoria da Clarke, eu ia poder escolher aquilo que se adequava mais ao nosso perfil e ao nosso momento de proposta, de busca desse segmento para a melhoria do nosso custo de energia elétrica”, reforça Alex.
“O meu mérito foi somente fazer a contratação. O resto foi feito pela Clarke”
Para Alex, o processo de migração para o Mercado Livre de Energia com a Clarke foi simples. “O meu mérito foi em fazer a contratação. Todo o resto foi feito pela Clarke”.
O empresário conseguiu acompanhar todo o processo em nossa área do cliente. “Eu não precisei usar do meu tempo pra fazer o processo de migração, eu continuei dedicando o meu tempo à gestão da empresa. Vocês me passavam tudo o que era necessário, eu fornecia as documentações da empresa, de planta elétrica, de quadro de entrada. A equipe da Clarke me passou o cronograma de como aconteceriam todas as fases e pelo portal da Clarke eu ia, eu ia acompanhando e conferindo”, conta.
“E foi uma surpresa muito grande quando de um mês pro outro derrubou a conta de luz, a gente oficialmente passou a comprar energia no Mercado Livre em fevereiro de 24. E eu já tive o resultado na conta de março de 24. A nossa primeira conta veio com 33% de redução de valor”, reforça.
A Champs Fitness reinvestiu a economia em melhorias no espaço
Com a economia na conta de luz proporcionada pelo Mercado Livre de Energia, Alex investiu em um aquecedor elétrico para a piscina da academia. “Você sempre precisa estar investindo em melhoria, em novidade, em manutenção de estrutura, de equipamento, então uma parte desse recurso economizado com a energia elétrica vai para reinvestimento, isso melhora o nosso ambiente, melhora a nossa entrega e valor para o Cliente.
Questionado se recomendaria a Clarke para outros empresários, Alex não pensou duas vezes na resposta. “Com certeza, eu acho que se você está olhando para o mercado aberto de energia e tem dúvida se você é elegível ou não, tem dúvida se você pode se beneficiar disso, a melhor coisa que você pode fazer é contratar um especialista para te acompanhar. A minha experiência faz com que eu recomende fortemente a Clarke para ser o seu parceiro nessa decisão”, finaliza.
Faça como a Champs Fitness e seja também um cliente Clarke
Aproveite e faça já uma simulação para descobrir o quanto você pode economizar na conta de luz da sua empresa com o Mercado Livre de Energia. O desconto pode chegar a 40%! Fale com um especialista do nosso time e saiba mais sobre como podemos te ajudar!
Compartilhe este texto e siga a Clarke no Instagram, LinkedIn e Facebook.