A conta de energia é um dos maiores custos fixos que uma empresa tem. Principalmente para quem não é especialista no assunto, entender o mercado elétrico pode parecer algo super difícil, concorda? E é justamente essa uma das missões da Clarke Energia, descomplicar e reduzir a sua conta de luz, para que você possa se dedicar a outras áreas do seu negócio.
Existem, no Brasil, duas modalidades para contratação de eletricidade: no Ambiente de Contratação Regulada (ACR) e no Ambiente de Contratação Livre (ACL). No ACR, que abrange a maioria dos consumidores brasileiros, pode comprar energia somente com as distribuidoras. Por isso, o consumidor fica sujeito às bandeiras tarifárias e reajustes que pesam no bolso. Já no ACL, também chamado de Mercado Livre de Energia, o consumidor tem a liberdade de escolher um fornecedor. Essa concorrência barateia a conta de energia.
A Clarke é uma energytech que atua no Mercado Livre de Energia e cuidamos da conta de energia de nossos clientes. Isso significa que oferecemos suporte desde o processo de migração para o Mercado Livre de Energia, até a escolha de fornecedores e gestão da eletricidade. Deu para entender?
Como a eletricidade é um assunto tão complexo, é natural que apareçam algumas dúvidas e inverdades sobre o ACL e também sobre como a Clarke pode ajudar a sua empresa. No texto de hoje, desmistificamos algumas das principais dúvidas de nossos clientes com explicações didáticas e bem diretas. Confira!
Quais são as principais inverdades sobre a Clarke e o ACL?
1. “A Clarke é uma fornecedora de energia elétrica”
Na verdade, a energytech atua como um ponto de conexão entre as empresas e os fornecedores de energia. Não estamos presos a nenhum fornecedor. Durante as negociações, vamos sugerir o contrato mais adequado para o seu empreendimento. O nosso trabalho pode ser comparado, por exemplo, ao de uma corretora de imóveis independente.
2. “Os riscos de ficar sem energia são maiores”
Assim como no Mercado Cativo, o fornecimento de energia no ACL é responsabilidade das distribuidoras detentoras das áreas de concessão. A diferença está em quem contabiliza a energia na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Dessa forma, você não corre riscos maiores de interrupção no fornecimento elétrico.
3. “Negociar a energia não é seguro”
Se trata de uma das inverdades, pois o ambiente de contratação livre é altamente seguro e pode te ajudar a ter uma redução de até 40% nas contas de energia. A Clarke, por exemplo, possui no marketplace mais de 50 fornecedores e, para além do melhor preço, também oferece aos clientes os com mais segurança.
Uma das principais vantagens de comprar energia com a Clarke, por exemplo, é que mostramos os preços já com os encargos setoriais. Quando essa cobertura não é feita, se cria uma falsa ideia de economia. Já a Clarke permite um acompanhamento mais estratégico e direcionado.
4. “Qualquer um pode realizar a migração para o Mercado Livre”
Se trata de uma das inverdades mais disseminadas. No Brasil, apenas consumidores do grupo A podem escolher seu fornecedor. A migração para o Mercado Livre envolve processos que, para garantir o sucesso, devem ser realizados por especialistas.
Um dos principais diferenciais da Clarke é justamente o atendimento consultivo. Cuidamos da energia elétrica do nosso cliente. Isso significa que ele não se preocupa com a burocracia e processos. Afinal, a startup cuida de todo o diagnóstico técnico e suporte para otimização dos custos com energia dos nossos clientes, levamos ao pé da letra a frase: “
5. “As cotações de energia ocorrem de maneira mensal”
A Clarke surgiu para descomplicar a sua relação com a eletricidade. Todas as cotações para sua empresa estão sob nossa responsabilidade. Cabe a nós, portanto, a perspicácia de comprar a energia no melhor momento e do fornecedor adequado, sempre com a análise de riscos e preços.
E a quem recorrer em situações de interrupção de energia?
A entrega de energia no ACR e no ACR é feita da mesma forma, pois o consumidor ainda é atendido pela distribuidora e ela é a responsável pela qualidade no atendimento UC. Portanto, a queda só ocorre em casos de inadimplência e blecaute nos aparelhos da distribuidora. É a ela, inclusive, que os clientes devem recorrer nessas situações.
Consuma energia 100% renovável com a Clarke!
Agora que você já sabe mais sobre os principais mitos sobre a Clarke, que tal contratar nossos serviços? A Clarke te ajuda desde o processo de migração para o Mercado Livre, até a compra e gestão de energia 100% renovável e também te ajudamos na aquisição dessas certificações ambientais.
Aproveite e faça já uma simulação para descobrir o quanto você pode economizar na conta de luz da sua empresa com o Mercado Livre de Energia. O desconto pode chegar a 40%! Fale com um especialista e saiba mais.
Compartilhe este texto e siga a Clarke no Instagram, LinkedIn e Facebook.