Após cerca de 3 anos, o Governo voltou a anunciar a bandeira tarifária vermelha patamar 1. Ou seja, durante o mês de setembro, haverá um acréscimo na conta de luz de aproximadamente R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Tal medida, no entanto, não afeta as empresas que já estão no Mercado Livre de Energia, como a Cerâmica Cimaco.
Esse aumento pode ser explicado, em partes, pelo fato de que boa parte da energia no Brasil é gerada a partir das hidrelétricas, que dependem da ocorrência de chuvas para gerar eletricidade.
Para o mês, é esperado um regime de chuvas abaixo da média, o que impacta diretamente no volume dos reservatórios e algumas usinas podem inclusive interromper suas atividades, afetar negativamente a produção e fazer com que os preços de energia disparem.
E como se livrar das bandeiras tarifárias e evitar surpresas na conta de luz? No caso de empresas do grupo A, o mais recomendado é realizar a migração para o Mercado Livre de Energia. É o que fez a Cerâmica Cimaco, uma fábrica de cerâmicas de Cachoeiro do Itapemerim (Espírito Santo) que atualmente economiza, em média, 37% na conta de luz.
Por que as bandeiras tarifárias não são cobradas no Mercado Livre de Energia?
Isso acontece porque as empresas negociam diretamente com o fornecedor todas as condições de compra de energia. Tais contratos possuem, no geral, preços fixos e não são impactados pelas bandeiras tarifárias.
Dessa forma, as empresas que estão no Mercado Livre de Energia possuem maior previsibilidade orçamentária, já que estão isentas de tais cobranças adicionais.
E as vantagens do Mercado Livre de Energia não se limitam a isso. Como existe uma concorrência entre os fornecedores, os preços tendem a ser menores e os consumidores podem ter uma redução de até 40% na conta de luz, além da possibilidade de optar por fornecedores de energia limpa.
Cerâmica Cimaco economiza 37% na conta de luz no Mercado Livre de Energia
Uma pesquisa divulgada pela Fiesp mostrou que o gasto com energia é o maior obstáculo à competitividade das indústrias de cerâmica, seguido do custo do frete rodoviário, da complexidade da legislação do ICMS e dos preços elevados dos insumos.
Dessa forma, investir em estratégias que aumentam a eficiência energética e permitem maior investimento em inovações é essencial para essas empresas.
É o que fez a fábrica de cerâmica Cimaco, cliente da Clarke, que concluiu a migração para o Mercado Livre de Energia em fevereiro de 2024 e desde então vem alcançando uma economia significativa na conta de luz.
Enquanto seus concorrentes gastam com a instalação de placas solares ou estão presos aos preços da distribuidora, a fábrica conseguiu economizar 37% utilizando somente energia limpa.
Faça como a Cerâmica Cimaco e fique livre das bandeiras tarifárias
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o assunto, que tal se juntar à Cerâmica Cimaco? Livre a sua empresa das bandeiras tarifárias com a migração para o Mercado Livre de Energia?
Aproveite e faça já uma simulação para descobrir o quanto você pode economizar na conta de luz da sua empresa com o Mercado Livre de Energia. O desconto pode chegar a 40%! Fale com um especialista do nosso time e saiba mais sobre como podemos te ajudar!
Compartilhe este texto e siga a Clarke no Instagram, LinkedIn e Facebook.