O futuro é promissor para o Mercado Livre de Energia. Afinal, com o anúncio da abertura para todos os consumidores do grupo A, de alta e média tensão, em 2024, muitas empresas deram início ao seu processo de migração. Prova disso é que dados divulgados pela Abraceel mostram que a migração voltou a acelerar desde setembro. 6.693 novos consumidores foram registrados em 12 meses, o que representa um crescimento de 22%.
Atualmente, o Ambiente de Contratação Livre (ACL) soma 36.776 UCs. Em setembro de 2022, esse número era de 30083. O crescimento acumulado em 12 meses, que já somava 17% no início de 2023, agora está em 22%. Isso significa que cada vez mais empresas contam com a liberdade para escolher o fornecedor de energia, além de também estarem isentas das bandeiras.
Deseja saber mais sobre o assunto? Não deixe de ler o texto que o time Clarke preparou para você!
Novos consumidores e o que pode explicar este aumento
Conforme aponta a Aneel, o crescimento no número de novos consumidores se justifica pelas migrações já concluídas de consumidores de energia em média e alta tensão com demanda superior a 500 kW. Esse aumento será potencializado graças aos efeitos da Portaria 50/2022, que autorizou os outros consumidores do grupo A (média e alta tensão) com demanda menor a 500 kW a iniciarem a migração para o Mercado Livre de Energia a partir de janeiro de 2024.
Ainda conforme dados da Aneel, atualizados até 31 de outubro, 10676 consumidores devem ser efetivados no ACL a partir de janeiro de 2024. Desse total, cerca de 94,8% possuem demanda contratada inferior a 500 kW.
“Os consumidores estão sentindo a necessidade de economizar na energia elétrica para se tornarem mais competitivos no seu negócio, além da liberdade de escolher e negociar com o próprio fornecedor e da previsibilidade orçamentária que o Mercado Livre oferece”, comenta Igor Surdo, especialista da Clarke Energia.
Consumo de eletricidade pelos consumidores livres segue estável
Mesmo com o aumento de unidades consumidoras, o consumo de energia elétrica no ACL segue estável: em torno de 26 mil MW médios. O volume de energia transacionado no Mercado Livre alcançou um recorde histórico desde 2017. 126.399 MW médios foram registrados, o que reflete um ambiente negocial cada vez mais dinâmico e intenso.
Por outro lado, dados divulgados pela Aneel mostram que o crescente número de consumidores livres reflete também na utilização de fontes renováveis de energia. Em setembro, 49% de toda geração eólica e 66% de toda geração de plantas solares centralizadas foram responsáveis por abastecer o ACL.
O que esse crescimento do ACL representa para o mercado de energia?
No Brasil, existem duas maneiras de se comprar energia elétrica. Por meio do Ambiente de Contratação Regulada (ACR) e através do Mercado Livre de Energia (ACL). No ACR, o consumidor compra energia diretamente das distribuidoras. Já no ACL, o consumidor tem a liberdade de escolher o seu fornecedor de energia. Essa maior concorrência pode trazer uma economia de até 40% na conta de energia.
O nosso país apresenta a maior tarifa de energia por renda per capita. Além disso, ocupamos a 47ª posição em um ranking de liberdade energética que considera 56 países. “A maior presença de consumidores no ACL significa uma maior economia na conta de energia dessas empresas, que podem direcionar ainda mais recursos para a inovação de seus produtos e serviços”, complementa Igor Surdo.
Falando no assunto, você sabia que a Clarke Energia é a primeira energytech do Mercado Livre de Energia? Funcionamos como um ponto de conexão entre a sua empresa e os fornecedores do ACL. Realizamos desde a migração, até a cotação com fornecedores e gestão elétrica.
Compre energia 100% de energia renovável com a Clarke
Agora que você já sabe mais sobre o assunto, que tal tornar sua empresa mais sustentável e economizar na conta de energia? A Clarke te ajuda desde o processo de migração para o Mercado Livre, até a compra e gestão de energia 100% renovável e também te ajudamos na aquisição dessas certificações ambientais.
Aproveite e faça já uma simulação para descobrir o quanto você pode economizar na conta de luz da sua empresa com o Mercado Livre de Energia. O desconto pode chegar a 40%! Fale com um especialista e saiba mais.
Compartilhe este texto e siga a Clarke no Instagram, LinkedIn e Facebook.