Ao entrarem para o Mercado Livre de Energia, as empresas se associam a um comercializador varejista ou atacadista. Entre outras funções, eles substituem as distribuidoras na venda da energia consumida pelas unidades consumidoras que deixaram o Mercado Regulado.
Agentes varejistas e atacadistas têm características diferentes. Vincular-se a um ou outro é algo que depende do perfil do consumidor em questão – por isso, é muito importante conhecer qual é o seu.
Neste artigo, você entenderá o que são comercializadores varejistas e atacadistas. Ao final, não deixe de fazer uma simulação para descobrir o quanto a sua empresa pode economizar com o Mercado Livre de Energia. Boa leitura!
Por que preciso de uma comercializadora no Mercado Livre de Energia?
Quando deixam o Mercado Regulado, as empresas encerram contratos que tinham com as distribuidoras e passam a consumir energia vendida pelas comercializadoras que, como o nome já sugere, são companhias que comercializam energia elétrica.
Essa dinâmica, porém, acarreta algumas obrigações, como a de realizar a liquidação financeira mensal da energia, entre várias outras (e a Clarke cuida delas para você!).
Algumas comercializadoras assumem essas responsabilidades pelo cliente; outras, não. E é com base nisso que elas se dividem entre dois tipos: atacadistas e varejistas.
O que é uma comercializadora atacadista?
As comercializadoras atacadistas trabalham com clientes enquadrados como agentes da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Essa é uma condição de empresas que têm um gestor qualificado para lidar com a burocracia e a tomada de decisões no Mercado Livre ou que contam com a gestão de uma empresa como a Clarke.
As atacadistas não se encarregam de responsabilidades para além da venda de energia. Portanto, elas geralmente são recomendadas a clientes com perfil mais sofisticado, que contam com o trabalho de profissionais com experiência no setor elétrico e que desejam ter mais voz ativa nas decisões energéticas envolvendo seu negócio.
O que é uma comercializadora varejista?
Comercializadoras varejistas são aquelas que, além de venderem energia, cuidam de diversas obrigações para o cliente. Elas foram concebidas para facilitar a experiência no Mercado Livre de Energia, e as empresas que compram energia delas não precisam ser agentes da CCEE.
Pela praticidade e segurança que dão àqueles a quem vendem energia, as varejistas geralmente são recomendadas para clientes com perfil mais conservador.
De acordo com a portaria de 2022 que abriu o Mercado Livre para todos os consumidores em alta e média tensão (Grupo A), unidades consumidoras com demanda contratada inferior a 500 kW são obrigadas a se vincularem a uma varejista para fazer a migração.
Clarke Energia te ajuda tanto no atacado quanto no varejo
Agora que você já entende a diferença entre comercializador varejista e atacadista, que tal escolher o fornecedor de energia da sua empresa e garantir até 40% de desconto na conta de luz? A Clarke te ajuda!
Quer saber mais? Então fale com um de nossos especialistas, eles terão prazer em ajudá-lo! Ou você também pode fazer uma simulação para descobrir o quanto sua empresa pode poupar.
Compartilhe este texto e siga a Clarke no Instagram, LinkedIn e Facebook.