Instalação de geração de energia pertencente a um consumidor que produz energia para seu próprio consumo. Essa energia pode ser gerada por diferentes fontes, como painéis solares, turbinas eólicas ou pequenas hidrelétricas.
Se a energia gerada for maior do que o consumo da fábrica, o excedente pode ser injetado na rede elétrica e vendido para outros consumidores.
Benefícios da Autoprodução:
- Economia: A autoprodução pode reduzir significativamente os custos com energia elétrica, já que o consumidor não precisa comprar toda a energia da distribuidora. Além disso, os autoprodutores também contam com a isenção das componentes tarifárias CDE, ESS, EER e PROINFA.
- Sustentabilidade: A energia gerada por fontes limpas, como a solar e a eólica contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa.
- Segurança Energética: A autoprodução garante maior segurança no fornecimento de energia, já que o consumidor não fica dependente apenas da rede elétrica.
Tipos de Autoprodução:
- Autoprodução contígua (“in situ” ou “dentro da cerca”): acontece quando a geração e produção de energia elétrica acontecem no mesmo local. Nesse caso, não há o uso do Sistema Interligado Nacional (SIN) para transportar a eletricidade;
- Autoprodução remota: acontece quando a geração e produção de energia elétrica acontecem em locais diferentes. Portanto, é um tipo de autoprodução que demanda a utilização do SIN para o transporte de energia.