A conta de luz “absorve” boa parte do faturamento dos hotéis. Uma pesquisa divulgada pela DASOL mostrou que um hotel com uma média de 300 quartos pode gastar US$ 1,2 milhão por ano com energia elétrica. Dinheiro esse que poderia ser utilizado em melhorias que tornariam os hotéis mais competitivos, concordam?
Por mais que sejam adotadas medidas que ajudem a reduzir o consumo e gastos com eletricidade, tal pagamento segue sendo a segunda maior despesa do setor. Sobretudo durante feriados e na alta temporada, quando uso de ar-condicionado e ventiladores é intensificado.
Diante desse cenário, a migração para o Mercado Livre de Energia se mostra bastante eficaz para os hotéis do grupo A de energia, que desejam economizar na conta sem gastar com infraestrutura.
Deseja saber mais sobre o assunto, e sobre como a Clarke pode ajudar seu hotel? Então, não deixe de ler o novo texto divulgado pela Clarke Energia!
O que é o Mercado Livre de Energia e por que o seu hotel deveria fazer parte dele?
No Brasil, existem duas maneiras de se comprar energia elétrica. No Ambiente de Contratação Regulada (ACR), e no Ambiente de Contratação Livre (ACL), também conhecido como Mercado Livre de Energia.
O ACR abrange boa parte dos consumidores brasileiros. Ele corresponde ao modelo tradicional de comercialização de energia elétrica. No qual os consumidores estão vinculados às tarifas e condições estabelecidas pelas distribuidoras locais, que são reguladas por agências governamentais.
Já o Mercado Livre de Energia oferece uma alternativa mais eficiente, flexível e sustentável para a contratação de energia elétrica, beneficiando tanto consumidores quanto geradores. Ele é um ambiente totalmente virtual, onde consumidores e geradores de energia elétrica podem negociar livremente contratos de compra e venda de eletricidade. Sem estarem vinculados às tarifas e condições estabelecidas pelas distribuidoras locais.
Nesse modelo, os consumidores possuem a liberdade de escolher seus fornecedores e negociar preços e condições contratuais de acordo com suas necessidades específicas. Esse mercado proporciona uma maior flexibilidade e dinamismo, permitindo que os participantes ajustem seus contratos de acordo com as flutuações do mercado e as variações sazonais de consumo.
No ACL, a negociação direta entre consumidores e geradores, aliada à maior oferta e demanda, cria um cenário propício para a obtenção de condições comerciais mais vantajosas. Além disso, a liberdade de escolha de fornecedores e a capacidade de personalizar os contratos de acordo com as necessidades específicas de cada consumidor proporcionam uma maior eficiência operacional e financeira.
Quais hotéis podem realizar a migração para o Mercado Livre de Energia?
De acordo com a legislação atual, podem migrar para o mercado livre os consumidores do grupo A, que estejam em áreas atendidas em tensão igual ou superior a 2,3 kV (quilovolts). Em alguns casos, é possível migrar empresas do grupo B (baixa tensão), mudando esses clientes para o grupo A. O que permite iniciar o processo de migração para o ACL.
O ACL tem mostrado cada vez mais o seu potencial competitivo. No ano de 2023, ele correspondeu a mais de 41% de toda a demanda elétrica nacional. Além disso, gerou uma economia total de R$ 48 bilhões a empresas.
Até 2025, a expectativa é que cerca de 16 mil unidades consumidoras realizem a migração para o Mercado Livre de Energia, incluindo hotéis, que certamente irão maximizar seus lucros com investimentos em inovação.
Conta de luz reduzida, oportunidades ampliadas: conheça a Clarke, a gestora elétrica do seu hotel no Mercado Livre de Energia
A Clarke Energia é uma gestora digital que conecta empresas aos melhores fornecedores do ACL através do seu marketplace. O time de especialistas da Clarke ajuda empresas desde a migração para o ACL, até cotação com fornecedores e gestão elétrica.
Com a ajuda da Clarke, empreendimentos como a Pousada Cire e o Samba Hotéis iniciaram a migração para o ACL.
No Marketplace da Energytech, é possível acompanhar todo o processo de migração para o Mercado Livre de Energia com transparência. Além de economizar tempo, os relatórios preparados pelos especialistas da startup trazem uma visão muito mais clara sobre o desempenho energético da empresa, o que auxilia muito na tomada de decisões.
Junte-se ao Samba Hotéis e economize até 40% na conta de luz
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o assunto, que tal comprar energia 100% renovável no Mercado Livre de Energia com a ajuda da Clarke?
Aproveite e faça já uma simulação para descobrir o quanto você pode economizar na conta de luz da sua empresa com o Mercado Livre de Energia. O desconto pode chegar a 40%! Fale com um especialista do nosso time e saiba mais sobre como podemos te ajudar!
Compartilhe este texto e siga a Clarke no Instagram, LinkedIn e Facebook.